Uma das mais bonitas canções de Roberto Carlos (Eu quero apenas) faz alusão ao sentimento humano de querer ter muitos e muitos amigos: ´Quero levar o meu canto amigo/A qualquer amigo que precisar/Eu quero ter um milhão de amigos/E bem mais forte poder cantar…´ Belíssima e inspiradora letra e música que nos embalou e embala de muitas maneiras! Em contraste, porém em Eclesiástico (6:14-17), a informação mais contundente: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem serem postos em paralelo com a sinceridade de sua fé´.
Muitos já poetizaram e cantaram a amizade e a importância do amigo em nossas vidas. Milton Nascimento, cantor, poetizou que ´amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito ainda que a distância e o tempo digam não´ (Canção da América). A questão então é: num tempo de neurose e solidão como nunca, como fazer para encontrar e cultivar um amigo. Querer, neste caso, não é poder. A amizade é um caminho de conhecimento e um compromisso de cuidado e crescimento mútuo. O amigo preocupa, protege, quer ser corrigido e corrige, não se envergonha das atitudes dos amigos, chora com o fracasso dele e se alegra com seu sucesso. Evidente que não é tarefa para qualquer companheiro.
Já se disse que laços de amizade são como plantas que precisam ser cultivadas e isto impõem sacrifícios quase cotidianos: um alô, um como vais, um acompanhamento diário ou semanal, ouvindo mais que falando, são os fertilizantes desta relação. Se desprezados podem morrer ou murchar. E quando isto acontece necessita de tempo para sua recuperação. Bem cuidadas, são fontes perenes de alegrias. O certo é que, nos dias atuais, mais do que nunca, um amigo deve ser sobremaneira valorizado, inclusive aqueles que conhecemos o perfil pelo facebook ou rede virtual.
Não creio na hipótese de termos muitos e muitos amigos. A frase do Rei pode ser um eufemismo exacerbado sem conexão com a realidade do mundo nos dias atuais, bem como na época da composição poética (1974). Na verdade, poderemos termos muitos companheiros que comungam determinadas gostos e aptidões que podem ou não se transformar em amigos verdadeiros. Encontrar um amigo é um grande desafio. Quem o encontrou realmente encontrou um tesouro valioso. Haja vista que a popularidade de uma pessoa não pode nem deve ser avaliada pela quantidade de pessoas adicionadas nas redes sociais, até porque qual destes pseudos amigos podemos chamar realmente de amigo? Pouco provável.
Você, leitor, contudo, poderá ter a oportunidade de ter à sua disposição 1,3 milhão de companheiros mundo afora como virtuais amigos. Para tanto deve associar-se a uma instituição internacional, com este número de companheiros ou mais, que são potenciais amigos. Vai depender de você! ROTARY é uma destas instituições com a nobre missão de servir ao próximo. Propaga o ideal de servir fazendo o bem mundo afora, em missão de paz, sempre. Grande oportunidade de encontrar e fazer amigos através do serviço ao menos favorecido.
Por certo, a solidão nunca foi boa companheira. Até o cantor Roberto Carlos, sentiu o drama, já no início de sua carreira, em 1965: ´De que vale minha vida de play boy se entro no meu carro e a solidão me dói´… Sim, sentir-se só é realmente muito ruim. Junte-se a alguém para servir o próximo. É o melhor caminho!…
Tarifaço e Bolsonaro e a pré-campanha de Caiado nas redes sociais
Deu muito o que falar o tarifaço do presidente Donald Trump, acompanhado do apoio ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Nas...