Eu sou contra a lei que exige que os clientes sejam atendidos em um tempo mínimo quando estão em filas de caixa de banco.
Muita calma nessa hora.
Muitos são aqueles que vão ao banco sem necessidade e só ajudam a engrossar as filas de caixa. Não precisamos mais freqüentar caixas bancários. Cerca de 90% de tudo que precisamos em um banco, resolvemos sem necessitar enfrentar filas enormes. Os serviços mais comuns, que são depósitos e saques, podem ser efetuados nos terminais ou em lotéricas, ou em quiosques espalhados pelo país inteiro. Outros serviços bastantes comuns também, como pagamentos diversos, podem ser efetuados pelos terminais, pela Internet, lotéricas, ou no comércio em geral que têm representação bancária, como farmácias, supermercados, padarias, correios, etc..
Costumo dizer que o empresário somente tem que ir ao banco, isso se for realmente preciso, para realizar negócios, pois o tempo perdido em banco é de vital importância para seu negócio. Contrate serviços de malote, utilize as ferramentas que seu banco lhe oferece e não vá mesmo ao banco.
Cheque eu já disse antes que tem que acabar, então, não aceite o mesmo, exija cartões de débito ou crédito e evite até dinheiro. Agindo assim você irá até ficar livre dos ladrões, pois sem dinheiro no caixa, eles não terão o que roubar, não é verdade?
Um aluno meu disse que nem todo serviço de banco pode ser direcionado para outro canal que não seja o caixa, por exemplo os saques acima de certos valores. Ora, meu amigo, se você irá sacar um alto valor, terá mesmo que enfrentar fila, pois não se usam mais saques de valores elevados, é muito perigoso e você pode enviar um Doc ou uma Ted, dependendo do valor e estará garantido o recebimento ou a transferência do dinheiro.
Portanto, sou a favor de se você quer mesmo ir para a fila, que agüente lá o tempo que for preciso, pois ali estarão todos aqueles que não conhecem as facilidades do atendimento rápido e eficiente dos canais alternativos.
Passado, presente, futuro!
O ano que chega, como reza a tradição, é um convite à reflexão acerca daquilo que passamos no ano anterior...