Educação de Jovens e Adultos
Até o próximo dia 19, a Secretaria Estadual de Educação estará recebendo as matrículas de novos alunos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua rede. As solicitações podem ser feitas pela internet, no endereço: www.matricula.go.gov.br. Depois, o aluno deve confirmar a matrícula até o dia 11 de agosto na escola para a qual foi alocado. Na hora de fazer a solicitação de vagas, o interessado deve ter em mãos nomes completos do aluno, da mãe e do responsável; data de nascimento; curso, ano e turno, além de indicar três escolas de preferência e um telefone para contato. As aulas do segundo semestre letivo para as turmas de EJA terão início no dia 3 de agosto. Atualmente, a rede de escolas públicas estaduais atende a um total de 57.168 estudantes na modalidade de EJA, sendo 1.682 na primeira etapa do ensino fundamental, 19.300 na segunda etapa e 39.186 na EJA de ensino médio.
Exames supletivos
Um total de 29.682 candidatos se inscreveu para as provas do Exame Supletivo 2009, sendo 7.110 para disciplinas do Ensino Fundamental e 22.572 para o Ensino Médio. Segundo informou a Secretaria Estadual de Educação, as provas vão ser realizadas nos dias 12 e 13 de setembro em 17 pólos distribuídos por todo o Estado, de forma a facilitar o acesso aos estudantes que residem em áreas distantes dos grandes centros urbanos. O maior número de candidatos se inscreveu na Capital. Para fazer as provas em Goiânia, 2.598 pessoas se candidataram para o Ensino Fundamental e outras 11.127 para as provas de Ensino Médio. Em Aparecida de Goiânia e em Anápolis, o número de inscritos foi da ordem de 2.200 para as provas de Ensino Médio e de cerca de 700 para as provas de Ensino Fundamental. O número de inscritos para os Exames Supletivos deste ano superou as inscrições do ano passado, quando aproximadamente 24 mil pessoas se candidataram.
Campanha para motociclistas
Uma forma diferente de fazer blitz, e, desta vez, a intenção é “pegar” o motorista não infrator. Durante este mês de julho, a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte – CMTT estará realizando em Anápolis uma ação educativa, visando a conscientização dos motoristas.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Glauce Kelly Ferreira, a blitz tem como objetivo ensinar aos motociclistas como evitar acidentes e incentivar a adoção de hábitos seguros no trânsito. “A nova campanha propõe um teste de conhecimento e premia os motociclistas que se apresentarem de acordo com as normas de segurança”, explica. Ela adianta ainda que todo motociclista abordado será convidado a responder a uma pergunta surpresa: Quem não souber, aprende. E, quem responder corretamente, ganha um cupom para concorrer a uma motocicleta, além de vários brindes. O sorteio acontecerá no dia 31 de julho, às 14h30, na UniEvangélica. No dia da entrega, haverá um show com a equipe Força e Ação.