Uma longa espera marca a efetiva operacionalidade da ferrovia Norte-Sul em Anápolis. Na área policial, um dos principais destaques foi a fuga cinematográfica do bandido Lázaro Barbosa, que teve um desfecho trágico após a “caçada”.
– Ferrovia Norte-Sul, uma longa espera. Este foi o título de reportagem especial do CONTEXTO. A ferrovia, idealizada em meados da década de 1980, teve o início do trecho Anápolis-Palmas (TO) em 2008. Em 2014, a então presidente Dilma Rousseff veio fazer a inauguração. O presidente Jair Bolsonaro assinou, em julho de 2019, a concessão para a iniciativa privada. E, desde então, espera-se que a mesma se torne operacional de fato.
– Lázaro Barbosa, acusado de matar uma família e de cometer outros crimes, protagonizou uma perseguição histórica. Foram mais de 2º dias de mobilização de forças policiais na região de Águas Lindas de Goiás e Cocalzinho. Dezenas de policiais dos comandos da PM e da Polícia Civil de Anápolis se juntaram à força-tarefa na caçada ao serial killer, que terminou com a sua morte após confronto com policiais. Aproveitando-se do conhecimento que tinha da região, Lázaro se escondia na mata e, vez por outra, invadia propriedades rurais. O caso teve repercussão nacional e internacional.

– O médico anapolino João Bosco Machado da Silveira foi indicado e ocupou uma cadeira (de número 19) na Academia Brasileira de Mastologia.
– A secretaria municipal de Educação anunciou um protocolo para o retorno das aulas presenciais em suas unidades, ainda, de forma parcial, ou seja, parte com aulas presenciais e parte com aulas remotas.
– Salários nas empresas de Anápolis movimentaram cerca de R$ 3,2 bilhões na economia. O levantamento foi do IBGE, com dados consolidados de 2019. O mesmo levantamento ainda registrou um aumentou o número de empresas no Município. Mas, por outro lado, o salário médio mensal registrou queda.
– O presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), Hélio Lopes, pediu exoneração do cargo. A decisão ocorreu após reunião com o governador Ronaldo Caiado O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino ocupou o cargo interinamente. O diretor Leonardo Pires assumiu logo em seguida.
Anápolis se destaca no ranking nacional de gestão pública
– Conforme dados divulgados pelo TSE, o número de eleitores filiados a partidos políticos em Anápolis teve queda. A legenda que mais perdeu filiados foi o PSL, partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o que ganhou mais filiados, foi o Progressistas, que elegeu o prefeito Roberto Naves.

– O governador Ronaldo Caiado visitou as instalações do Centro de Convenções de Anápolis, acompanhado de técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ligada ao Ministério de Infraestrutura. O local, conforme foi anunciado na época, deve ser utilizado para abrigar o Centro de Tecnologia Ferroviária, um centro avançado de pesquisa no setor. Aguarda-se, ainda, que o projeto seja consolidado.
– Em recente visita a Anápolis, durante encontro com estudantes, o governador Ronaldo Caiado relembrou sua trajetória, desde o início da vida escolar, numa unidade pública, passando pelo vestibular de Medicina, no Rio de Janeiro; a carreira profissional como médico; e, claro, a sua atividade na política, que teve o DNA da família e a projeção como líder ruralista na UDR, bem como sua candidatura à presidência da República.
– No meio do ano, a vacinação em Anápolis teve um aumento significativo. Porém, ainda, preocupantes os óbitos em faixas mais jovens da população por Covid-19.
– Apreensões de armas de fogo, de veículos roubados e, sobretudo, de muita droga, resultaram em um prejuízo para as finanças de organizações criminosas ligadas ao tráfico em Anápolis e região, estimado em R$ 9 milhões. É o que revela o balanço do semestre, então divulgado pela Companhia de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar.
– Missão Vida lançou filme sobre o bandido Lázaro. O documentário, lançado foi lançado na unidade da instituição localizada em Cocalzinho de Goiás, por onde o bandido teve passagem. O trabalho, conforme foi anunciado, projetou exibição em 500 igrejas do Brasil.
