– A 26º Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima- COP26 chamou a atenção do mundo para a discussão sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta. O estudante anapolino Daniel Holanda esteve participando do evento.
– Joel Sant`Ana Braga tomou posse como secretário estadual de Indústria e Comércio. Ligado ao Progressistas, ele é irmão do ex-deputado federal e ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que deixou a secretaria de Transportes Metropolitanos no Governo Doria, em São Paulo, para tentar viabilizar o projeto de candidatura ao Senado Federal.
– Um estudo recente, divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), demonstra que a população idosa de Anápolis pode crescer cerca de 45%, no período entre 2020 a 2030.
– A subestação compacta e de alta potência está sendo implantada ao lado da antiga, na região do Recanto do Sol, que pegou fogo por duas vezes, em uma delas, a causa do acidente teria sido a invasão do local por um animal silvestre. Moradores da região divulgaram vídeos e fotos do sinistro.
– No mês de novembro, Anápolis atingiu a marca de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ministradas na população. Durante o ano, a Secretaria Municipal de Saúde utilizou diferentes estratégias para avançar com a imunização.
– Inaugurado com a presença de várias autoridades, dentre elas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o novo Hospital Municipal é uma peça importante no contexto das mudanças que estão sendo processadas no setor de saúde pela Prefeitura de Anápolis. Mudanças essas, inclusive, planejadas com o objetivo de garantir um melhor acesso aos serviços à população, no pós-pandemia.
– Sandra Dias, governadora do Distrito 4530 do Rotary Club, se reuniu com lideranças rotárias de Anápolis para alinhavar uma série de novos projetos.
– A morte do ex-governador Iris Rezende causou muita comoção em Goiás. Em mais de 60 anos de vida pública, Iris Rezende deixou um grande legado administrativo e político para o Estado. Ele foi enterrado com honras de Chefe de Estado. Em Anápolis, Iris deixou sua marca com os conjuntos habitacionais construídos em regime de mutirão.
– Apesar da morte de Iris Rezende, foi realizada a inauguração do Hospital MUnicipal Alfredo Abrahão, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A unidade conta com três centros cirúrgicos, 75 leitos, sendo 10 de UTI.
– Correios inauguram agência empresarial modelo no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA) e estuda transformar Anápolis num hub de logística de distribuição.
– APAE Anápolis é reconhecida por deputados da Subcomissão de Doenças Raras da Câmara Federal. Deputados Zacharias Calil, Lucas Redecker e Diego Garcia destacaram que a instituição anapolina é, hoje, uma referência para o Brasil. Comissão levará as impressões colhidas para o relatório Final de 2021.
– Número de casamentos em Anápolis foi o menor nos últimos 10 anos. A constatação faz parte do levantamento anual de Registro Civil, divulgado para todo o País pelo IBGE.
– Literatura sem preconceito. Professor anapolino Edergênio Vieira Negreiros lança coleção Afroletramento. A intenção é levar para o Brasil as abordagens contidas nos livros.
– Depois de uma campanha longa e acirrada, aconteceu a eleição na subseção da OAB em Anápolis. O advogado Samuel Santos foi o escolhido para presidir a entidade. Concorreram ainda ao cargo, Jeovah Júnior e Regis Davidson.
– O delegado da Polícia Civil de Silvânia, Leonardo Sanches, confirmou o arquivamento do inquérito que investigava a morte dos empresários anapolinos Elson Pereira de Abreu e Edmar Almeida, ocorrido no dia 24 de abril de 2017, na região do Lago de Corumbá IV. Não foram encontrados, no curso das investigações, provas indicando a ocorrência de morte violenta. Assim, a conclusão é que as mortes teriam sido acidentais.
– O prefeito Roberto Naves foi convidado para ir à Espanha, com o objetivo de apresentar iniciativas realizadas no Município. Com a primeira-dama Vivian Naves e alguns integrantes da equipe, ele teve extensa agenda naquele país e mostrou alguns cases de sucesso, sobretudo, nas áreas social e da saúde.
– Anápolis está entre as quatro cidades mais sustentáveis da região Centro-Oeste. Pesquisa realizada em âmbito nacional mostra que a cidade está mais próxima de alcançar os objetivos de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).
– O Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a CMTT e a Polícia Rodoviária Federal se uniram em um grande projeto que visa combater e conscientizar a perigosa e muitas vezes letal combinação de álcool, drogas e direção.
– A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE Anápolis, pela quinta vez, ficou, entre as 100 melhores ONGs do Brasil. E não ficou aí. Conquistou também o primeiro lugar entre as Organizações Não Governamentais de Goiás. A instituição, comandada pelo jornalista Vander Lúcio Barbosa, recebeu homenagem da Câmara Municipal, pelas respectivas conquistas.
Cidade passou por estiagem sem rodízio ou racionamento de água
– A Câmara Municipal tirou do papel da Corregedoria. E deu início a investigação sobre supostas irregularidades que estariam ocorrendo no gabinete do vereador Policial Federal Suender (PSL). Houve denúncia de que servidor estaria assinando documentos como se fosse o parlamentar. Por enquanto, a Corregedoria descartou a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI).
– Wanderson Mota Protácio, suspeito de assassinar a facadas a esposa, a enteada e um fazendeiro, acabou se entregando à polícia depois de vários dias de fuga, lembrando o caso Lázaro Barbosa. O criminoso teria tentado invadir uma propriedade rural na região de gameleira. A fazendeira Cindra Mara conseguiu que ele se acalmasse e se entregasse às autoridades, o que ocorreu na Regional da Polícia Civil em Anápolis. Caso também ganhou muita repercussão no País.
– O Natal do Coração voltou para fazer a alegria das famílias de Anápolis. Com uma extensa programação nos bairros, durante quase um mês a caravana do Papai Noel levou alegria, brinquedos, guloseimas e solidariedade. O evento foi encerrado pelo prefeito Roberto Naves e a primeira-dama Vivian Naves e o governador Ronaldo Caiado, na Praça Bom Jesus.
– O prefeito anunciou e foi aprovado na Câmara Municipal, um reajuste de 18% para o funcionalismo municipal, a ser pago em três vezes. O aumento foi possível, devido ao Município ter feito o “dever de casa” em relação ao equilíbrio de suas contas.
– Em sessão extraordinária, a Câmara Municipal aprovou o reajuste da Planta de Valores Genéricos, uma das bases de cálculo do IPTU, para o exercício de 2022. O ajuste inicial era de 22% e, ao final, houve proposta de baixar para 11%.
– Prefeitura mandou projeto e foi aprovado na Câmara Municipal, a redução da alíquota do ITBI, que era de 1,5% e passa a ser de 0,75% para os negócios realizados antes da publicação da lei e por um período de 60 dias. Após a vigência da lei, a alíquota de 1,5% ficará em 1%.
O IBGE divulgou o resultado preliminar do PIB dos municípios. A boa notícia é que Anápolis mantém-se como o segundo maior gerador de riquezas em Goiás. Além disso, ocupa a quinta posição na região Centro-Oeste e o 76º lugar no País. Os dados são de 2019. Na comparação com o ano anterior, o Município registrou um crescimento de quase 4%.
– Várias personalidades recebem a comenda Henrique Santillo, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo anapolino.