VERSÃO FLIP
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025
Contexto

50 anos após chegada do Mirage, caças Gripen abrem novo ciclo na BAAN

de Claudius Brito
2 de dezembro de 2022
em Anápolis
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Duas aeronaves de fabricação sueca, de um total de 36 compradas pelo país, chegaram à Base Aérea de Anápolis, abrindo uma nova página na aviação de caça na unidade

Desde o início da década de 1970, quando a Base Aérea de Anápolis (BAAN) foi instalada, trazendo para o centro do país uma das principais unidades de defesa e de preservação da soberania do espaço aéreo nacional, foi aberto o livro da história da aviação de caça no Brasil e, em especial, no Município.

No dia 1º de outubro de 1972, a BAAN recebia o primeiro caça Mirage, adquirido da Marcel Dassault, da França. No total, a unidade recebeu 16 dessas aeronaves, na época, consideradas entre as mais modernas e, inclusive, capazes de voar de voar a uma velocidade de mach 2.

Durante décadas, os caças Miragem cumpriram seus objetivos e missões operacionais na BAAN. Mas, a história começou a mudar em 2006, com a criação do projeto denominado FX-2, visando o reequipamento e a modernização da frota de aeronaves militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Naquele ano, foi aberta a licitação para a aquisição de novos caças.

Somente no dia 18 de dezembro de 2013 é que o Governo Brasileiro anunciou, oficialmente, a aquisição dos caças Gripen, fabricados pela SAAB, da Suécia, num pacote de 36 aeronaves. Conforme divulgado na época, uma transação na casa de US$ 5 a US$ 6 bilhões. O contrato envolveu também acordos de transferência de tecnologia.

De 2013 para cá a espera foi grande. O ciclo dos Mirage foi encerrado. A BAAN ficou guarnecida com o caça F-105 e, ao mesmo tempo, várias obras foram iniciadas com o objetivo de recepcionar o novo supersônico. Dezenas de milhões foram investidos em infraestrutura e suporte operacional, assim como também em moradia para a recepção do aumento de efetivo militar.

Na última terça-feira, 29/11, 50 anos após a chegada do primeiro Mirage, a Base Aérea de Anápolis registrou o pouso das duas primeiras unidades operacionais do F-39 Gripen, o FAB 4103 e o FAB 4104.

A informação foi informação foi dada pelo site Poder Aéreo, em matéria assinada pelo jornalista Juliano Lisboa. Segundo ele, o primeiro (e histórico) pouso ocorreu às 11h48. O site ainda registra que a FAB deve realizar no dia 19 de dezembro uma cerimônia oficial para marcar o recebimento das aeronaves.

Essas duas aeronaves que estão agora na BAAN chegaram ao Brasil no dia 25 de setembro último e foram desembarcadas de um navio vindo da Suécia, no Porto de Navegantes, em Santa Catarina. De lá, elas foram transportadas para ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Características do caça Gripen

O Brasil e a Suécia escolheram o Gripen E como o seu caça de próxima geração para garantir a soberania e a segurança dos seus povos.

Concebido com características únicas e utilizando armamentos do estado da arte, o Gripen pode atuar com facilidade em ambientes extremos, em cenários de combate altamente hostis e manter uma operação continuada e partir de aeródromos ou rodovias com baixa infraestrutura de solo.

O Gripen combate em cooperação com forças amigas compartilhando as informações coletadas pela sua suíte de sensores e guerra eletrônica, sendo a diferença na vitória de qualquer país que o têm como aliado.

A colaboração homem-máquina é essencial na superioridade aérea, combinando a capacidade operacional integrada de inteligência artificial e o suporte à decisão com o design e o conceito do cockpit do futuro. O piloto e os sistemas da aeronave operam perfeitamente juntos, como um só, colaborando para alcançar o sucesso da missão.

Com cobertura omnidirecional, os sistemas de guerra e ataque eletrônico permitem ao Gripen E operar com segurança em espaços aéreos altamente contestados, hostis e com grande presença de ameaças, conduzindo missões defensivas e ofensivas com superioridade aérea e grande capacidade de sobrevivência.

A chave para vencer a guerra moderna é manter a rápida adaptabilidade e superioridade tecnológica sobre os oponentes mais desafiadores. O inovador sistema de aviônicos do Gripen E oferece agilidade, relevância operacional contínua, combate aprimorado e eficiência usando tecnologia de ponta: – Aviônica modular; – Sistemas críticos de voo/táticos com arquiteturas separadas; – Atualizações rápidas.

A suíte de sensores táticos, incluindo o radar AESA, o sensor passivo IRST e os demais conjuntos de guerra eletrônica proporcionam a coleta e a fusão de dados, que são compartilhados via datalink de forma ágil e segura para todos os participantes conectados na mesma rede operacional. As informações são rapidamente analisadas, permitindo a tomada de decisões críticas e de ações que garantam a superioridade tática. (Este box contém informações extraídas do site da SAAB- https://www.saab.com)

Rótulos: anápolisBAANBase Aérea de AnápolisGripenMirage

Mais Artigos

Vander Lúcio- Júlio Alves- Pepe Lopes

Dia de honras da casa aos amigos do jornalismo

de Claudius Brito
22 de dezembro de 2025
0

Na manhã desta segunda-feira (22/12), o diretor do Contexto, Vander Lúcio Barbosa recebeu na sede da empresa, duas ilustres figuras...

(Crédito Foto – Allyne Laís/CMA)

Márcio Corrêa: “Anápolis tem que estar no centro das discussões políticas do estado e não vai ficar a reboque de projeto político algum”

de Orisvaldo Pires
20 de dezembro de 2025
0

O prefeito Márcio Corrêa (PL) aproveitou a fala no ato de lançamento do Memorial da Câmara Municipal, na segunda-feira, 15,...

Prefeito de Anápolis- Márcio Corrêa- Foto Paulo de Tarso

Prefeito buscará retomada de investimentos em 2026 e grande projeto na saúde

de Claudius Brito
19 de dezembro de 2025
0

A Prefeitura de Anápolis deverá ter uma situação fiscal melhor a partir do ano que vem, como resultado das medidas...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

    Sim, eu não gosto de gente pobre!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Programação cultural da ULA celebra o Natal e valoriza o Mercado Municipal de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Coisa de rico – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Rotary Club de Anápolis Jundiaí promove dia histórico de solidariedade e cidadania

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui