O Governo Federal lançou o decreto que regulamenta a TV 3.0, a nova geração da televisão aberta e gratuita brasileira que revolucionará a forma como o público assiste à programação.
Com mais interatividade, qualidade de som e imagem superior, além de maior integração com a internet, o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial.
A fase preparatória está prevista para ser concluída em 2025, com início das primeiras transmissões da TV 3.0 no primeiro semestre de 2026, nas grandes capitais.
O processo de expansão até atingir a cobertura de todo o território nacional deve levar até 15 anos.
A nova tecnologia modernizará a televisão digital brasileira, oferecendo imagens em 4K e 8K, som imersivo, maior interatividade e integração com a internet. O objetivo é proporcionar uma experiência mais rica e personalizada para os telespectadores, aproximando a TV aberta dos serviços de streaming. Saiba mais:
PERGUNTAS E RESPOSTAS
O que é a TV 3.0?
A TV 3.0 é um novo padrão que revoluciona a TV aberta, e promove a integração completa dos canais com a internet. Não haverá mais canais tradicionais, mas aplicativos nos aparelhos. A migração será gradativa, com início nas grandes capitais. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos e programas especiais.
Quais os seus benefícios?
A TV 3.0 vai trazer mais praticidade ao telespectador. Um dos impactos será na qualidade de imagem, com aparelhos com a tecnologia de até 8K, para permitir melhor resolução e maior contraste de cores. Outra mudança irá propiciar a experiência de “som de cinema”, semelhante a uma imersão com áudios que são reproduzidos em direções diferentes.
A TV 3.0 precisará de internet?
Não. Não é necessário ter internet para ter acesso à TV 3.0. A internet vai propiciar mais opções de conteúdo, como a possibilidade de interatividade com os produtos que são distribuídos pela TV aberta.
Pequenas cidades e municípios do interior do Brasil serão contemplados com a TV 3.0?
Assim como aconteceu na mudança do analógico para o digital, esse acesso à TV 3.0 também vai acontecer. Será de forma gradual para todo o território nacional.
Vai precisar de antena como hoje? Qual é a qualidade de imagem?
Será necessário ter acesso a antenas, sejam elas acopladas à própria televisão ou antenas externas. A qualidade da imagem disponível será de no mínimo 4K, podendo ser também 8k.
O controle remoto vai acabar?
A troca de canais de forma numérica será substituída. Nos novos modelos, os canais serão acessados por aplicativos das emissoras, semelhante aos botões para acesso às plataformas de streaming. Alguns modelos atuais de televisões já são produzidos sem o acompanhamento do controle numérico, mas ainda com botões para troca de canais.
Não há internet disponível onde moro. O que devo fazer?
Sem acesso à internet, as televisões terão conteúdos já disponibilizados pelos canais abertos e transmitidos por sinal aberto e gratuito.
Com informações da Agência GOV
Imagem Ilustrativa
Leia também: Anápolis não terá edição 2025 do tradicional Portões Abertos da Base Aérea