VERSÃO FLIP
sexta-feira, 9 de maio, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 9 de maio, 2025
Contexto

A força produtiva do campo brasileiro

de Vander Lúcio Barbosa
28 de fevereiro de 2025
em Artigo
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Por Vander Lúcio Barbosa
Em que pese a importância da indústria e do comércio, em suas mais variadas vertentes na constituição da economia brasileira, o agronegócio é a bola da vez. E não há a necessidade de muitas explicações. A produção de alimentos, em diferentes fases da história, mostra que países que se dedicam a esta atividade, têm mais chances de se estabilizarem e, muito mais do que isso, de abrirem perspectivas para se consolidarem como nações importantes na logística humanitária. Por uma razão muito simples: não se vive sem comida e não se come sem se produzirem alimentos. Assim, os produtores de gêneros alimentícios, seja de que origem for, animal e/ou vegetal, além de trabalharem para a subsistência humana, garantem a si e aos seus, o direito à preservação da vida.

E, regiões de alta produtividade como é o caso de Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, estados tidos como os maiores produtores de comida no Brasil, seguem na liderança de unidades importantes da Federação. E, saber que o País poderia produzir mais, muito mais, do que produz, a depender de políticas acertadas como financiamentos da atividade, logística de distribuição, capacidade para se industrializarem, mais, seus produtos primários e a busca de mais escoamento para um mercado ávido por comida, principalmente depois da incidência da covid-19.

Os governos (Federal, estaduais e municipais) precisam acordar para esta realidade. Nunca foi tão oportuno para o Brasil deslanchar-se como grande centro produtor de alimentos em nível mundial. O mundo quer comprar alimentos e quem tiver para vender, por certo estará no caminho ideal para a independência econômica.

O Brasil é, hoje, o segundo maior exportador de alimentos, atrás, apenas, dos Estados Unidos. O campo fez a sua parte, e muito mais. O Brasil ampliou sua produção de grãos, por exemplo, em 500% nas últimas quatro décadas com um aumento de, apenas, 70% na área plantada, de acordo com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias.

Nos anos 70, o País, ainda, dependia de doações de organismos internacionais para nutrir adequadamente toda a população. No final daquela década, eram 37 milhões de hectares destinados à produção de grãos, de onde se colhiam, basicamente, 37 milhões de toneladas. Portanto, uma proporção de 1 X 1 (um milhão de toneladas para cada um milhão de hectares).

Nas mais recentes safras, foram mais de 250 milhões de toneladas de grãos em 63 milhões de hectares. Ou seja, essa proporção passou para quatro milhões de toneladas em cada milhão de hectares semeados. O Brasil hoje, produz comida suficiente para, estimados, um bilhão e setecentos milhões de pessoas, ou seja, um excedente de um bilhão e meio de toneladas. Goiás tem se destacado na produção de soja, proteínas animais (carnes de variadas espécies), milho, algodão e outros produtos do campo. E, há um mercado consumidor bem maior do que o atual, o que sinaliza para a importância de se aumentar a produtividade e, por conseguinte, faturar mais.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: aNÁPOLIScapadestaquegoiasPortal ContextoVander Lúcio Barbosa

Mais Artigos

Imagem: Ilustrativa

Autoconsciência – Por Samuel Vieira

de Samuel Vieira
4 de maio de 2025
0

Certa mãe com dois filhos pequenos - de três e cinco anos - fez uma descoberta interessante sobre eles. O...

Vander Lúcio Barbosa- Jornalista, Publicitário, Diretor e Editor Geral do Contexto

Crueldade social – Por Vander Lúcio Barbosa

de Anna Rhaissa
2 de maio de 2025
0

O recente golpe da aposentadoria é mais um entre tantos que prejudicam a sociedade brasileira há décadas. As vítimas, novamente,...

Vander Lúcio Barbosa- Jornalista, Publicitário, Diretor e Editor Geral do Contexto

Trabalhador todo dia! – Por Vander Lúcio Barbosa

de Vander Lúcio Barbosa
1 de maio de 2025
0

A passagem do Dia do Trabalhador (1º de maio) é sempre uma data convidativa à reflexão. O mundo como ele...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, em 30 de setembro de 2023. — Foto AP/Riccardo De Luca

    Quem é Robert Prevost, novo Papa eleito no conclave?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Auxílio de R$ 1.200 pode substituir o Bolsa Família para mães solo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fumaça branca no Vaticano confirma eleição do novo Papa

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • GO: Jovem desaparece misteriosamente após sair para o trabalho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Governo de Goiás abre 94 vagas para diversos níveis com salários de até R$ 10,8 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui