VERSÃO FLIP
domingo, 28 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 28 de dezembro, 2025
Contexto

A rotina como aliada na educação infantil

de Flávia Gomes
5 de março de 2010
em Geral
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

Com o final das férias e, consequentemente, início do ano letivo, muitos pais estão receosos com comportamento dos filhos em sala de aula. A dúvida é saber se os pequenos estão tendo o devido rendimento e se aproveitamento das disciplinas que são aplicadas diariamente na escola. Isso se deve à quebra da rotina criada nas férias, em que elas tinham muitas horas de sono, diversão e poucos compromissos a cumprir. Para a psicóloga Christiane Santana Ribeiro Martins, a sonolência, a apatia, dificuldades para escrever, e a aparência de preguiça e cansaço, se justificam pelo rompimento dessa rotina adquirida pela criança durante o recesso escolar.
De acordo com ela, é importante que os pais e educadores deem uma rotina às crianças. “A criança necessita de rotina, ela gosta e se sente feliz com isso. É preciso para que ela possa se localizar no tempo e no espaço, entender que as coisas possuem um tempo certo e que há limites a serem respeitados”, justifica Christiane.
A psicóloga afirma que é comum todas as crianças terem um tempo para voltar ao ritmo, mas é certo que algumas têm mais dificuldade. E caso essa demora não seja percebida rapidamente, pode-se comprometer todo rendimento escolar de uma criança.

Ignorar pode ser prejudicial

O grande problema, segundo a especialista em psicologia infantil é quando os pais ignoram e prolongam um problema que poderia ser resolvido em um curto intervalo de tempo. Assim “o primeiro passo é conhecer o próprio filho e escutá-lo”, reitera a psicóloga. Ela afirma que muitas vezes a dificuldade de aprendizado e concentração de uma criança, pode estar além de uma quebra de rotina. Isso pode significar problemas físicos, ou seja, é preciso verificar a saúde da criança, como também se ela está sofrendo algum tipo de agressão moral com o bullying.
O bullying é uma agressão que crianças e adolescentes sofrem, geralmente, no ambiente escolar, e isso pode afetar sua motivação e vontade de ir à escola. A vítima recebe apelidos pejorativos e desmoralizantes, geralmente ligados à aparência física ou características psicológicas. Afetando o emocional, o primeiro sintoma será a dificuldade na aprendizagem e concentração da criança. Caso já saiba falar, ela irá conversar com os pais e professor sobre o que está acontecendo. Entretanto se ela ainda é incapaz de relatar os fatos, sinais vão ser deixados, indicando o motivo da insatisfação em ir estudar. Cabe à escola acompanhar as alterações da criança no círculo social construído nesse ambiente.
A psicóloga afirma que, de qualquer forma, um acompanhamento cuidadoso de pais e educadores é fundamental para a percepção de alterações comportamentais nas crianças. “Toda pessoa gosta de aprender, e crianças têm sede de conhecimento e de vivenciar novas descobertas. Caso esse elo entre de aprendizado e criança seja rompido, é preciso saber o porquê disso, o quanto antes”, diz Christiane Martins.

Problemas neurológicos
Além das situações já citadas, há a questão neurológica que deve ser analisada. De acordo com a especialista, desatenção contínua, ritmo atrasado em relação à maioria da turma, notas baixas, ansiedade, indisciplina e atitudes inquietas na sala de aula, podem ser distúrbios neurológicos. “O transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (TDHAI) e a dislexia são os mais comuns, capazes de afetar o aprendizado e a concentração”, afirma a psicóloga.
Segundo ela, a faixa etária mais comum com problemas de concentração e aprendizado, na infância, ocorre entre os cinco e sete anos, ou seja, principalmente no inicio da alfabetização. A justificativa é pela falta de hábito da criança em se concentrar, ficar sentado, com limites e normas a serem cumpridas. “Antes era só brincar, não havia tantas exigências e a partir dessa fase iniciam-se os deveres, e é preciso mais concentração por parte da criança para o cumprimento do que lhe é proposto. Na educação infantil (jardim), elas já são desatentas”, explica Christiane Martins. A psicóloga não descarta os problemas de concentração antes dessa fase inicial. Apesar de mais raro, ela afirma que há casos em que há a necessidade de acompanhamento de um profissional especializado.

Como lidar com o problema
O profissional que irá acompanhar tem, como primeiro passo, escutar a família. Assim ele vai ouvir as queixas dos responsáveis e irá se situar no problema. Depois ele escuta a escola, buscando compreender o que se passa no horário escolar. A criança é a ultima a ser ouvida, dando a possibilidade do profissional um diagnóstico do caso. Percebendo o problema, os pais são comunicados para conversar, a fim de se encontrar a melhor saída para a situação.
De acordo com a psicóloga Christiane Santana R. Martins, as dicas para os pais ajudarem os filhos para um maior aproveitamento escolar no início do ano letivo, são simples e muito significativas para se evitarem problemas futuros. Ela destaca a importância de por a criança próxima ao ritmo da escola que ela vai freqüentar; deve-se acordá-la mais cedo para que os horários já comecem a ser assimilados, ao menos uma semana antes do inicio das aulas; é importante também conversar com os filhos, sobre a proximidade do início da escola, explicando a eles com clareza e objetividade como será sua nova rotina. “Tudo isso é para que a volta às aulas seja algo menos sofrido, e o mais natural possível”, finaliza a psicóloga.

Mais Artigos

Cachorro no carro — Foto: Reprodução

Vai viajar e levar seu pet no veículo? Veja o que diz a lei sobre o transporte de animais

de Anna Rhaissa
26 de dezembro de 2025
0

Transportar animais no carro exige seguir o CTB para evitar multas e garantir segurança de todos O Brasil possui a...

Foto: Rovena Rosa

Quer trocar o presente de Natal? Entenda quais são seus direitos

de Anna Rhaissa
26 de dezembro de 2025
0

Regras variam conforme a forma de compra e a existência de defeito no produto O primeiro dia útil após o...

Foto: Paulo de Tarso

Veja quando será a próxima ação de doação de mudas em Anápolis

de Jornal Contexto
21 de dezembro de 2025
0

A variedade amplia as opções de plantio em áreas públicas e residenciais, contribuindo para mais sombra, frutos e biodiversidade na...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui