VERSÃO FLIP
quarta-feira, 8 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 8 de outubro, 2025
Contexto

Agora é lei o sinal de socorro contra violência às mulheres

de Claudius Brito
11 de junho de 2021
em Legislativo, Mulher, Política
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
1
sinal vermelho mulher

Medida deve contar com a cooperação de estabelecimentos comerciais e serviços para garantir apoio imediato às mulheres que estejam em situação de risco

Claudius Brito

Foi publicada no Diário Oficial do Município, a Lei 3.127/2021, dispondo sobre a implantação do programa de cooperação e instituição do código sinal vermelho como forma de pedido de socorro para mulheres em situação de violência no âmbito do Município.

O dispositivo tem como uma de suas bases legais a Lei Federal nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, cujo objetivo é combater e prevenir a violência doméstica ou familiar.

A lei, originária de um projeto apresentado na Câmara Municipal pela vereadora Andreia Rezende (SD), terá um prazo de 30 dias para que possa ser regulamentada pelo Poder Executivo.

Vereadora Andreia Rezende (SD), autora do projeto que originou a lei

Entenda o que é o código Sinal Vermelho

O código do sinal vermelho, que identificará que a pessoa está fazendo um pedido de socorro, é um “X” que pode ser escrito na mão da possível vítima com uma caneta, batom ou qualquer outro material que a mesma tenha disponível para evidenciar o sinal.

O protocolo básico e mínimo do programa previsto na Lei consiste em que, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, por meio da visualização da marca, o atendente de farmácia, repartição pública, portaria de condomínio, hotel ou supermercado, com o nome da vítima e o seu endereço telefone, ligue imediatamente para os números:

190 (Emergência – Polícia Militar);

197 (Denúncia – Polícia Civil);

180 (Central  de  Atendimento à Mulher);

e  reporte a situação para que o atendimento seja dado a essa pessoa.

O que fazer?

A lei observa que as pessoas ao se depararem com o pedido de ajuda com o sinal, devem manter a vítima calma e leva-la a um lugar seguro para que ela possa aguardar o devido atendimento da autoridade competente.

Além disso, recomenda que sejam anotados alguns dados de identificação, inclusive, um número de telefone caso ela precise sair do local e precise do apoio de alguma outra pessoa.

Ademais, legislação prevê que os dados repassados devem ser mantidos em sigilo pelos estabelecimentos e seus funcionários, como forma de resguardar as informações sobre a ocorrência e, em nenhuma hipótese, compartilhar os dados eventualmente colhidos com terceiros.

Prefeitura pode buscar parcerias para fortalecer a lei

A lei também autoriza o Poder Executivo, ou seja, a Prefeitura, a promover ações com vistas à integração e cooperação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, Associação Brasileira de Magistrados, Conselho Nacional de Justiça, forças de segurança e entidades representativas de farmácias, condomínios, hotéis, bares e restaurantes, dentre outros, visando a efetiva cooperação no programa de prevenção “Sinal Vermelho”.

Também prevê que o Município deve promover ações no sentido de viabilizar protocolos de assistência e segurança às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a serem aplicadas no momento em que tenha sido efetuado o pedido de socorro.

Rótulos: política

Mais Artigos

Deputado Gustavo Gayer

Título de Cidadania ao deputado Gustavo Gayer volta à pauta na Câmara

de Claudius Brito
7 de outubro de 2025
0

Um dia depois de ser mandado para o arquivo, devido à falta de quórum qualificado à sua aprovação, o Projeto...

Lançamento de frente parlamentar na Câmara Municipal de Anápolis

Câmara Municipal cria Frente Parlamentar de Fiscalização de Fiação

de Claudius Brito
23 de setembro de 2025
0

Uma concorrida reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (23/03), na Câmara Municipal, marcou o lançamento da Frente Parlamentar de Fiscalização...

Foto: Paulo de Tarso

Anápolis sem planos para encabeçar chapa ao governo ou senado em 2026

de Orisvaldo Pires
22 de setembro de 2025
0

Nenhum nome de Anápolis está entre aqueles especulados, até o momento, para a disputa das eleições majoritárias em Goiás em...

Carregar Mais

Comentários 1

  1. Pierre says:
    4 anos atrás

    Lei inútil já há algo semelhante, como a vereadora não tem competência vai copiar o que já tem,deviam incentivar as mulheres a gritar ,berrar ,não ser submissa botar a boca no trombone sem medo a maioria dos homens só são machos antes da polícia chegar quando a polícia chega eles viram frangas.!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Juíza Placidina Pires, titular da Vara dos Feitos Relativos a Organizações Criminosas e Lavagem de Capitais de Goiás | Foto: arquivo pessoal

    Juíza condena 14 por golpe do “novo número”

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Assalto em chácara de Márcio Corrêa repercute. Polícia investiga o caso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasil é alvo de vírus que se espalha sozinho pelo WhatsApp

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • UniEVANGÉLICA firma acordo estratégico com Kingspan Isoeste para fomentar soluções reais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasileiro acusado de aplicar golpe em idosa é detido pela Interpol nos EUA

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui