Instagram, Facebook, Twitter. Parlamento goiano busca interação com público através do “mundo digital”
Relatório divulgado pela Diretoria de Comunicação da Alego mostra que o Parlamento goiano está acompanhando as mudanças do mundo digital, marcando presença no Instagram, Facebook e Twitter. Em 2021, foram contabilizados quase sete mil novos seguidores nas redes sociais, que oferecem, regularmente, conteúdos atualizados. Nas postagens, o usuário pode obter informações sobre a política, o Legislativo e o estado.
Antenado às transformações do mundo digital, a cada ano o Parlamento goiano se torna mais conectado à sociedade. E a recíproca é igualmente verdadeira. Isso é o que revelam os dados do Relatório Redes, recentemente divulgado pela Diretoria de Comunicação Social da Alego.
Com marcante presença em três importantes redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter), em 2021, o Legislativo estadual conquistou quase sete mil novos seguidores. Precisamente, 6.891 perfis passaram a seguir as páginas da Casa no período.
Em consequência disso, o público virtual reunido nas três plataformas que abrigam os perfis da Alego também bateu recorde no último ano. Ao todo, os perfis do Legislativo goiano encerraram o período com 48.898 seguidores, o que apontou um crescimento de 16,40% em relação a 2020.
Anápolis integra Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Sucesso no mundo virtual, o Instagram também é destaque de audiência da Alego. O aplicativo, referência no compartilhamento de fotos e vídeos na internet, aglutinou mais de 60% do total de seguidores da Casa e agregou 30.723 perfis. A rede foi, ainda, a que apresentou o maior porcentual de crescimento no último ano. De 2020 a 2021, o público da página aumentou em 19,57%.
Na sequência, com um público visivelmente menor, aparece o Facebook, com 7.672 seguidores. O perfil da Alego na plataforma, que já foi febre na internet, também apresentou, em 2021, uma ascensão considerável. Ao longo do período, foram arrebanhados 1.163 novos seguidores, um crescimento de 17,87% em relação ao ano anterior.
Por fim, com o menor desempenho, aparece o Twitter. O perfil da Alego na plataforma conquistou 699 novos seguidores no último ano e registrou um crescimento de 7,13% em relação ao período anterior. Ainda assim, em termos de audiência, o microblog da Casa ocupou o segundo lugar, com 10.503 seguidores.
Engajamento
Como é de se esperar, na frenética dinâmica das redes sociais, o alcance dos perfis institucionais da Casa vai muito além do seu número de seguidores. Isso porque a movimentação nas páginas da Alego, ao longo do ano, foi intensa, o que gerou um engajamento ímpar em todas as suas plataformas. No total, foram publicados 8.416 conteúdos, que juntos alcançaram 2.605.806 perfis.
O Facebook assume o topo no ranking do desempenho das publicações produzidas e veiculadas. Ao todo, a página contou, ao longo do ano, com um trabalho de atualização dedicado que reuniu 704 posts e 2004 stories. Os conteúdos divulgados chegaram a alcançar 1.776.575 perfis da plataforma, revelando um aumento de 72% em relação a 2020.
Na sequência, vem o Instagram, com 824 posts e 2.607 stories. Embora a produção aqui tenha sido maior, o alcance foi mais de duas vezes inferior ao do Facebook e movimentou 779.910 perfis. Ainda assim, o impacto em relação ao ano anterior foi, de longe, o mais significativo, tendo superado em mais de 500% as publicações de 2020.
Por fim, no Twitter, foram veiculados 2.227 tweets e alcançados 49.321 perfis.
Raio-x
As redes sociais da Casa oferecem, regularmente, um raio-x com conteúdos atualizados sobre o Parlamento goiano. Em suas postagens interativas, acessíveis, diversificadas e ricas em detalhes, o usuário da rede pode encontrar informações de credibilidade sobre a política, o Legislativo e o próprio Estado de Goiás. (Com informações da assessoria da Alego)