O evento teve a presença dos quatro deputados anapolinos e também do presidente do legislativo goiano, Bruno Peixoto
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na noite desta quinta-feira, 3/8, uma sessão solene itinerante em comemoração aos 116 anos.
A iniciativa partiu de requerimento do deputado Antônio Gomide (PT), com o endosso dos seus pares Amilton Filho (MDB), coronel Adailton (SD), Vivian Naves (PP) e o presidente Bruno Peixoto (UB).
O evento aconteceu no Teotônio Vilela, que ficou completamente lotado com a presença de personalidades e convidados.
Na ocasião, os parlamentares propositores homenagearam, cada um, 10 pessoas de vários segmentos da sociedade anapolina na política, na economia e na área social.
O deputado estadual Bruno Peixoto presidiu o ato, que teve início com os hinos do Brasil e de Anápolis, com o coral Madrigal Bel Canto.
O deputado Antônio Gomide fez o discurso de abertura, discorrendo sobre vários pontos que marcaram a história de Anápolis.
Segundo ele, a homenagem às pessoas que trabalharam pela cidade é uma forma de eternizá-las.
No seu discurso, Gomide pontuou a importância de Anápolis na economia, na política, na cultura, no rádio e na cultura e, mesmo, fez referência ao esporte com os feitos do Anápolis, da Anapolina e de outros clubes.
Ele citou também a importância da cidade com as suas lideranças também na área religiosa, fazendo citação ao legado dos padres franciscanos.
O deputado coronel Adailton falou sobre a importância do evento ocorrer na Câmara Municipal, “que é a casa do povo”. Ele, também, agradeceu os votos de confiança que teve para continuar como representantes de Anápolis no seu segundo mandato.
“Vou fazer o melhor de mim para que Anápolis e nossa gente seja bem cuidada”, salientou o parlamentar. “Gostaria que todos os anapolinos fossem homenageados, mas nós temos limitações e nessas pessoas que escolhemos, entendemos que estamos homenageando a todos”.
O deputado Amilton Filho discursou na sequência. “Hoje é um dia de festa”, disse, afirmando que teve a oportunidade de ser vereador por dois mandatos e por presidir a Casa de Leis e, agora no segundo mandato de deputado estadual.
Ele ressaltou que a representatividade política de Anápolis cresceu e, hoje, possui cinco deputados, fazendo uma referência ao que o presidente da Alego, Bruno Peixoto, afirmou um pouco antes em entrevista à imprensa, que ele já se sente como o quinto representante da cidade.
Ele falou, ainda, sobre a homenagem prestada às personalidades: “É dar honra a quem merece honra”. E que a homenagem- continuou- sirva para estimular o trabalho de outras pessoas em prol do município.
A deputada Vivian Naves iniciou sua fala agradecendo a Câmara Municipal pelo acolhimento do evento. E parabenizando os homenageados com o certificado de Mérito do Legislativo.
“Falar dos 116 anos de Anápolis é falar das pessoas que se dedicaram e se dedicam ao crescimento da cidade”, disse ela, afiançando que esse é um reconhecimento da Alego a homens e mulheres que contribuem com a cidade nas mais diversas áreas.
Vivian Naves aproveitou para agradecer a votação histórica que teve no seu primeiro mandato de representação legislativa.
Adhemar Santillo
O prefeito Roberto Naves quebrou o protocolo e chamou a ex-deputada Onaide Santillo para compartilhar a sua fala.
Antes, fez um retrospecto da história para lembrar que Anápolis surgiu por um desígnio de Deus, remontando o fato de Ana das dores e a sua passagem com a imagem de Sant`Ana.
Ele reverenciou o ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal, Adhemar Santillo, na pessoa de Onaide, ex-deputada e ex-primeira-dama de Anápolis.
Segundo ele, uma cidade que se construiu com pessoas nascidas e aquelas que vieram de várias partes do país e de outros países.
Em rápidas palavras, Onaide Santillo se disse honrada com a homenagem ao seu esposo, Adhemar Santillo, que foi o primeiro prefeito eleito após a reabertura democrática.
“Agradeço em nome da família Santillo, a homenagem a mim e Romualdo Santillo”, disse, fazendo também uma menção às mulheres que trabalharam em prol da cidade.
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula, também deixou sua participação, enaltecendo.
O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, ressaltou estar feliz pela iniciativa, pelo reconhecimento feito à cidade e às personalidades homenageadas pelos quatro deputados da cidade e também por ele.
Bruno disse que tem um carinho especial por Anápolis e que está “à vontade” como o quinto representante do município no parlamento goiano.
Ele ressaltou que a bancada de Anápolis tem trabalhado de forma conjunta e um dos resultados desse trabalho é a destinação de mais de R$ 2 milhões para a compra de um tomógrafo para a Santa Casa, ação que tem recursos que foram devolvidos pela Alego ao Estado.