A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) retorna amanhã, 15 de fevereiro, quinta-feira, as atividades do segundo ano de trabalhos da 20ª Legislatura.
A solenidade, diferente das outras sessões ordinárias, segue um protocolo específico.
Além da presença do chefe do Poder Executivo (governador Ronaldo Caiado, do UB) ou seu representante, que fará a leitura da mensagem governamental anual aos parlamentares, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) vai discursar pela oposição e um da situação ainda será escolhido para fazer o pronunciamento pela base do Governo.
A sessão solene de instalação da segunda Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura será presidida pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Bruno Peixoto (UB), no Plenário Iris Rezende, a partir das 15 horas.
Estarão presentes também autoridades dos três Poderes.
Uma Legislatura tem duração de quatro anos, mesmo período de duração do mandato parlamentar.
Leia ainda: Anápolis buscará três pontos com jogo em casa diante do Iporá
Cada Legislatura é dividida em quatro sessões legislativas, que representam cada ano de trabalho. Assim, a sessão de instalação marca o início dos trabalhos para o ano que segue.
O segundo biênio da 20ª Legislatura começará com um novo deputado: Cristóvão Tormin (PRD), que assumiu, em janeiro, no lugar de Fred Rodrigues (DC), cujo mandato foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Movimentação política
O retorno da Alego acontece em meio à movimentação para as eleições de outubro próximo. Vários deputados deverão sair candidatos a Prefeito nas suas bases. Um levantamento recém-divulgado estima que um terço dos 41 parlamentares podem disputar o pleito.
Dos quadro deputados de Anápolis, Antônio Gomide (PT) é o que até agora já confirmou ser pré-candidato à Prefeito. Amilton Filho, do MDB ainda analisa o cenário para tomar uma decisão.
O deputado Coronel Adailton (SD) não sinalizou ainda sobre uma possível pré-candidatura e a deputada Vivian Naves (PP), que é esposa do atual prefeito da cidade, Roberto Naves (Republicanos), não pode ser candidata.
Com informações da Alego
Comentários 1