O processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e aberto de forma voluntária às mulheres
O Alistamento Militar 2026 começa em 1º de janeiro e segue até 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 e, pelo segundo ano consecutivo, também aberto às mulheres, de forma voluntária. As inscrições podem ser feitas pela internet, na página do Alistamento Online, inclusive para brasileiros residentes no exterior, ou presencialmente, a partir de 2 de janeiro, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima.
O alistamento é fundamental para renovar o efetivo das Forças Armadas, garantindo disciplina, preparo técnico e formação cidadã. No segundo semestre de 2026, os inscritos passarão por seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. O Serviço Militar terá início em 2027, com duração de um ano, podendo ser prorrogado a cada 12 meses por até oito anos, conforme vagas disponíveis e interesse dos jovens. Essa reserva estratégica de recursos humanos qualificados pode ser mobilizada em defesa nacional ou em ações subsidiárias.
Participação feminina
Instituído em 2024 pelo Ministério da Defesa, o serviço militar feminino oferece 1.467 vagas em 2026: 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal. A iniciativa possibilita atuação em diversas áreas, favorecendo experiência profissional e, muitas vezes, representando o primeiro emprego formal. Em 2025, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para servir em 2026, reforçando a importância da participação crescente das mulheres nas fileiras militares.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




