Estudantes do 3° ao 5° anos tiveram a oportunidade de aprender os conceitos, os valores e as regras de trânsito de maneira lúdica e prazerosa, com a montagem de uma minicidade feita com peças de Lego. A iniciativa contou com a parceria do Detran-GO.
Enquanto construíam a pequena cidade, os alunos puderam vivenciar situações do dia a dia no trânsito, como a travessia na faixa de pedestres e o respeito às cores do semáforo.
Sara Oliveira Santos, de 8 anos, explicou: “Sei que para atravessar, a pessoa deve dar o sinal de vida para ir para o outro lado da rua e os motoristas devem parar o carro. Outra coisa que sempre falo com meus pais lá em casa é que eles devem respeitar as cores do semáforo para que não aconteça nenhum acidente.”
Antes das atividades, o fiscal de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte de Anápolis (CMTT), Kleber Borges de Sousa, conversou com as crianças sobre a importância de tornar o trânsito mais seguro. Ele destacou: “Buscamos a conscientização das pessoas para que elas tenham o entendimento de que o trânsito é um espaço de compartilhamento. Atitudes solidárias, empáticas, contribuem muito nesse sentido.”
Segundo Kleber, no Brasil, cerca de 45 mil pessoas perdem a vida devido a sinistros de trânsito e mais de 250 mil cidadãos ficam com sequelas definitivas por conta de acidentes. “O excesso de velocidade e o uso de substâncias entorpecentes ou álcool no trânsito são os principais causadores de acidentes. Por isso, fazemos este trabalho de conscientização não só no Maio Amarelo como em todos os dias do ano.”
A campanha Maio Amarelo teve início no começo do mês com várias ações pela cidade, incluindo palestras em empresas e escolas municipais, além de blitz em pontos estratégicos. A programação continua até o dia 29, com diversas atividades educativas, palestras e blitz em diferentes locais da cidade, visando promover um trânsito mais seguro para todos.