Asfalto, acessibilidade, equipamentos públicos para o lazer e a prática esportiva estão no rol de vários projetos já entregues
Anápolis não nasceu planejada. E, durante muitos anos, os investimentos em infraestrutura não acompanharam o crescimento acelerado da cidade. Entretanto, a Administração tem envidado esforços no sentido de suprir as demandas do passado e as recentes, levando obras para os quatro cantos do Município. Obras estas executadas de forma planejada, visando não só a qualidade e a durabilidade das mesmas mas, sobretudo, o bom uso dos recursos públicos.
Entrega dos viadutos
Obras que estavam paradas desde o final de 2016 e que estrangulavam o trânsito de Anápolis foram retomadas em 2017. Vale ressaltar a entrega dos dois viadutos da Avenida Brasil e as obras de extensão de toda essa avenida, que é considerada a espinha dorsal da mobilidade urbana da cidade.
Parte das avenidas Goiás e a Amazílio Lino e Barão do Rio Branco, perpendiculares à Avenida Brasil, também tiveram seus sistemas de drenagem reforçados, já que eram pontos crônicos de alagamentos durante o período chuvoso.
Avenidas Fernando Costa, Universitária – que colecionava fortes imagens de carros, motos, caçambas e até morte, também tiveram suas estruturas de drenagens melhoradas. Tudo isso, somado a um asfalto com microrrevestimento – considerado mais moderno e eficiente. Avenidas JK, Pedro Ludovico, Ana Jacinta, Engenheiro Geraldo Portela, 24 de Agosto, São Francisco estão entre outras vias importantes que estão em excelentes condições de tráfego.
Erosão da Vila Formosa
Histórica e perigosa, principalmente para os moradores, cujas casas corriam risco de ser engolidas, a erosão da Vila Formosa ficou no passado. Após seis tentativas milionárias e malsucedidas de gestões anteriores, foram necessários 12 meses para que a capacidade de drenagem fosse ampliada em 8 vezes no local. Também foi implantado sistema de drenagem nas ruas próximas e feitas pavimentação, calçadas, meio-fio e bocas-de-lobo. A obra possui 90 metros de extensão, com 16 degraus.
Considerado um problema crônico de Anápolis, já que antigamente era possível fazer loteamento sem sistema de drenagem, mais de 20 erosões já foram contidas nos últimos 3,5 anos.
Oito bairros Asfaltados
Depois de décadas, Laranjeiras/Vivian Parque, Jardim Promissão, Jardim Primavera I e II, Granville, Polocentro, Anexo Bom Sucesso, Ana Carolina e Monte Sinai são os bairros que estão sendo contemplados com sistema de drenagem, calçada- meio fio e o tão sonhado asfalto. São 24 mil metros de galerias de águas pluviais, 90 mil metros de calçamento e um universo de mais de 100 ruas e avenidas. O trabalho está acontecendo simultaneamente em quase todos esses bairros, embora em estágios e com progressões diferentes.
Obras finalizadas
Conforme planejado, a gestão do Prefeito Roberto Naves comemora a continuidade e finalização de quase 100% das obras de paradas pelo governo anterior. A última que estava na lista era a UBS do Setor Tropical, que agora está com 60% da obra concluída. Porém uma das mais problemáticas é o fechamento do anel do Jonas Duarte, isso porque os projetos iniciais apresentam erros grosseiros, como arquibancada sem degraus. Em contrapartida, creches, unidades de saúde foram finalizadas.
Feirões Cobertos
Previsto para ser tocado com recursos do Goiás na Frente, do Governo do Estado, a prefeitura teve que assumir parte do valor para finalizar as obras. Dos quatro feirões – Reny Cury, Bairro de Lourdes, Vila Norte e Jardim Alexandrina – os dois primeiros foram inaugurados e os dois últimos estão em fase final.
Vale ressaltar que o do Bairro de Lourdes e Jardim Alexandrina ficaram muito comprometidos após uma forte chuva que caiu na cidade em 2016.
Arenas Esportivas
Elas estão prontinhas, mas aguardando o fim da pandemia. Compostas por campo society, arquibancada, pista de caminhada, academia ao ar livre e área de convivência, as oito Arenas Esportivas estão espalhadas pela cidade. Elas estão presentes no Polocentro, Lapa, Aldeia dos Sonhos, Calixtópolis, Setor Sul, Residencial Buritis, Morada Nova e Adriana Parque.