Criação da Força Tática colocou Anápolis em um novo patamar em relação à segurança pública. Modelo desperta atenção
Os indicadores de criminalidade caíram em Anápolis, desde a implantação da Força Tática, através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar do Estado de Goiás. A unidade tem capacidade operacional que se assemelha a um batalhão e tem trabalhado diuturnamente para garantir a tranquilidade da população. Embora a segurança seja, do ponto de vista legal, uma atribuição dos governos estaduais, os problemas acontecem nos municípios e, dessa forma, a Prefeitura faz a sua parte, disponibilizando recursos financeiros e materiais, para que a PM e também a Polícia Civil possam desempenhar um bom papel dentro das atribuições de cada corporação.
Os resultados dessa parceria são bastante significativos e têm despertado interesse de outros municípios, por este trabalho. Além disso, outro fator não menos importante para a queda nos indicadores de criminalidade, são os investimentos em iluminação pública. Vários setores da cidade receberam iluminação de LED e, com isso, locais escuros que eventualmente poderiam facilitar a ação de marginais, hoje estão bem iluminados e, consequentemente, mais seguros.
Força Tática Municipal
Com um ano e meio de funcionamento, a Força Tática Municipal reduziu os índices gerais de criminalidade em mais de 60%. Uma parceria inédita entre poder municipal e Polícia Militar, conta com 10 caminhonetes e 30 homens, considerando toda estrutura, incluindo banco de horas dos militares, quitados pela Prefeitura Municipal de Anápolis. À época, comandante geral da PM, coronel Sílvio Vasconcelos Nunes afirmou que desconhecia qualquer cidade que tenha realizado isso e disse que é uma iniciativa que deve ser exemplo para o País.
Com policiamento ostensivo, a Força Tática recuperou um valor estimado em R$ 3,5 milhões. Em mais de 18 mil abordagens policiais, foram mais de 75 armas apreendidas, 100 veículos recuperados, 470 presos, 140 quilos de drogas apreendidas. Em paralelo, há também convênio com a Polícia Civil para aumentar o número de horas trabalhadas e, consequentemente, melhorar o atendimento à população
Videomonitoramento móvel
Um micro-ônibus dotado de câmeras, computadores e servidor para auxiliar na segurança das praças, parques e eventos. Com o programa Observatório Escolar também realiza o monitoramento de entrada e saída dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Lâmpadas de LED
Bairros das regiões do extremo norte, sul e oeste da cidade já contam com iluminação de LED, além das principais avenidas, praças e parques. A eficiência desse tipo de lâmpada ao se comparar com as incandescentes é 25 vezes maior em durabilidade e 30% em economia. Já foram trocados 10 mil pontos de energia e outros 10 mil serão realizados ao longo do ano. Atualmente, as equipes de iluminação trabalham na região oeste.