Quanta coisa aconteceu entre 1971 e 2021. A implantação da Base Aérea, a inauguração do DAIA e do Porto Seco, bem como a chegada da indústria automobilística. Mas, no caminho, teve também a pandemia do coronavírus.
1971 – Acontece a fusão entre a Associação Comercial e a Associação Industrial, nascendo a atual Associação Comercial e Industrial de Anápolis – ACIA.
1971 – A Faculdade de Odontologia “João Prudente” é autorizada a funcionar.
1972 – A indústria Anatex, do ramo têxtil, entra em processo de falência e é adquirida pelo Grupo Vicunha, operando na região da Jaiara.
1972 – Chegam a Base Aérea de Anápolis, os primeiros aviões F-103 Mirage. O primeiro voo aconteceu no mês seguinte, no dia 21 de março de 1973 e, logo a seguir, foi ativada a 1ª Ala de Defesa Aérea – ALADA.
1974 – O terminal de transporte coletivo é implantado na Praça Americano do Brasil.
1976 – Ano que marca a retirada dos trilhos da Rede Ferroviária Federal (antiga Estrada de Ferro Goyaz) da região central de Anápolis.
1976 – No dia 11 de novembro, com a presença do então Presidente Ernesto Geisel e do Governador Irapuan Costa Júnior, é inaugurado o Distrito Agro Industrial de Anápolis.
1979 – Instalado o 4º Batalhão da Polícia Militar, também, denominado Batalhão Santana.
1980 – Instalação da TV Tocantins, afiliada da Rede Globo.
1981 – A Associação Atlética Anapolina é vice-campeã da Taça de Prata.
1982 – A Câmara Municipal é transferida do prédio do CRA para o Palácio Santana, na Praça 31 de Julho.
1985 – O Prefeito Anapolino de Faria inaugura o Teatro Municipal de Anápolis.
1985 – Anápolis deixa de ser Área de Interesse da Segurança Nacional e volta a eleger, pelo voto, os seus mandatários. Em 1986, Adhemar Santillo é eleito Prefeito.
1987 – Henrique Santillo assume o Governo de Goiás.
1987 – São inaugurados o Kartódromo Internacional e o Mercado do Produtor.
1989 – O piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, visita a Base Aérea e faz um voo a bordo do F-103 Mirage.
1990 – Criado o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiro Militar.
1993 – É inaugurado o Ginásio Internacional de Anápolis.
1995 – Inaugurado o Anashopping.
1999 – Base Aérea passa a sediar o 2º/6º GAV, os “olhos da Amazônia”, com as aeronaves de sensoriamento remoto e possantes radares do projeto SIVAM, que foram incorporadas à Base Aérea (hoje ALA 2) em 2002, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso.
1999 – O Governo do Estado edita a lei criando a Universidade Estadual de Goiás (UEG), com sede em Anápolis.
1999 – Implantado em Anápolis a Estação Aduaneira de Interior/ Porto Seco Centro Oeste, importante ferramenta para o fortalecimento da economia de Goiás.
2000 – Fundada a União Literária Anapolina.
2000 – Polo Farmacêutico é implantado em Goiás, com sua principal base em Anápolis. Hoje, o Município é o segundo maior produtor de medicamentos genéricos e o terceiro de medicamentos em geral, no Brasil.
2001 – No dia 1º de janeiro, assume a Prefeitura de Anápolis o empresário Ernani José de Paula, considerado, à época, um fenômeno da política. Ele fez um governo de realizações importantes, como a Prefeitura 24 Horas e o Banco de Horas da PM. Mas, também, um governo marcado por muitas polêmicas, como a invasão da SANEAGO.
2001 – Nova sede da UEG, às margens da BR-060, é inaugurada. Novo ciclo para a educação superior de Anápolis e de Goiás é aberto.
2002 – No dia 25 de junho, Anápolis, Goiás e o Brasil ficam de luto com a morte de Henrique Santillo. Ele foi vereador, Prefeito de Anápolis, deputado estadual; Governador do Estado; Senador da República, Ministro da Saúde e Presidente do Tribunal de Contas de Goiás.
2003 – No dia 19 de agosto, após um longo e desgastante processo, a Câmara Municipal cassa o mandato do, então, Prefeito Ernani de Paula. Foi decretada uma intervenção no Município e o Vice-Governador, Alcides Rodrigues, foi designado para a missão pelo, então, Governador Marconi Perillo.
2004 – Implantado em Anápolis, na gestão do Prefeito Pedro Sahium, o Rápido.
2004 – Obra da Ferrovia Norte Sul é iniciada na região. Foram muitos problemas, além dos técnicos, denúncias de superfaturamento.
2005 – No mês de janeiro, teve início a obra de infraestrutura da Plataforma Logística Multimodal. A obra foi entregue em 2007, mas até hoje, o projeto ainda está no papel.
2005 – Inaugurado o Hospital de Urgências de Anápolis.
2005 – Inaugurado o Colégio da Polícia Militar “Dr. Cézar Toledo”.
2005 – Implantado, em Anápolis, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgências – SAMU.
2006 – Anápolis ganha uma Vara da Justiça Federal.
2007 – Inaugurado o Brasil Park Shopping.
2007 – No dia 31 de Julho, Anápolis acorda com alvorada para as comemorações do seu primeiro centenário. Muita expectativa para a abertura da urna dos 50 anos que foi enterrada na Praça Bom Jesus, no Cinquentenário. Vários, documento, fotos e objetos foram retirados, recuperados e catalogados no Museu Histórico “Alderico Borges de Carvalho”.
2007 – Com a presença do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é instalada a primeira montadora de veículos em Anápolis, a CAOA/Hyundai.
2008 – Aula inaugural do curso de medicina da UniEVANGÉLICA.
2009 – No dia 1º de janeiro, Antônio Roberto Gomide é eleito, com grande votação, o Prefeito de Anápolis, quebrando um tabu em relação ao seu partido, o PT. Ele foi reeleito, obtendo uma das maiores votações proporcionais para o cargo no País.
2010 – Anápolis ganha uma unidade do Instituto Federal, chamado, á época, de IFET.
2010 – Início das obras do Aeroporto de Cargas. Até hoje, não concluídas.
2010 – Anápolis ganha o que, hoje, é o seu principal cartão de visitas: o Parque Ipiranga.
2016- O PT perde o poder em Anápolis. Roberto Naves, então ligado ao PTB, na campanha era chamado de Novo e saiu de uma posição bem atrás nas pesquisas de intenção de votos para uma vitória nas urnas, que se repetiu no pleito de 2020.
2017- Anápolis passou a integrar o grupo seleto de cidades atendidas pela plataforma de transporte por aplicativo Uber. A medida não agradou muito à classe dos taxistas, mas caiu no gosto da população.
2018- É realizada a primeira edição do Arraiana, evento que passou a marcar o calendário festivo do aniversário de Anápolis, com música e solidariedade.
2018- No dia 07 de outubro, urnas revelam a vitória, em primeiro turno, de Ronaldo Caiado para o cargo de Governador de Goiás, quebrando o ciclo de poder do chamado Tempo Novo.
2018- A Vila Jaiara completou 70 anos. Uma cidade dentro da cidade.
2019- No mês de outubro, foi inaugurado o maior estacionamento solar do País. A estrutura foi montada pela UniEVANGÉLICA.
2019- Construído por meio de parceria público-privada, o novo prédio do Ministério Público de Anápolis foi inaugurado em concorrida solenidade.
2019- O Município de Abadiânia sofre com os traumas e o impacto da prisão do médium João de Deus, que atraia milhares de pessoas à Cidade, gente de todas as partes do País e até do exterior.
2019- No dia 31 de julho, aniversário da cidade, presidente Jair Bolsonaro assina o contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, com a Rumo.
2020- No dia 09 de fevereiro, Aviões da frota presidencial pousam na Base Aérea de Anápolis, trazendo os repatriados de Wuhan-China, epicentro da pandemia do coronavírus.
2020- No dia 27 de março, foi inaugurado o Hospital Norma Pizzari, exclusivo para acolhimento de pacientes da covid-19, com estrutura 100% municipal.
2020- No dia 30 de abril, foi confirmada a primeira morte por Covid-19 em Anápolis. 2021- No dia 1º de dezembro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, a Base Aérea de Anápolis incorpora à sua frota o gigante KC-390 Millenium, produzido pela Embraer.
Leia também: Anápolis- 1819 a 1935- O começo de tudo e a estrada de ferro









