Evento de instalação deve contar com a presença do governador Ronaldo Caiado e várias autoridades estaduais e municipais
Na próxima quarta-feira, 20/09, Anápolis estará recebendo, oficialmente, mais uma unidade do Colégio Estadual da Polícia Militar (CEPM).
A implantação da unidade “Senador Onofre Quinan” será a quarta, juntando-se aos colégios militares “César Toledo”, “Arlindo Costa” e “Gabriel Issa”.
Situada no Bairro de Lourdes, a unidade de ensino vai atender pelo menos outros 10 bairros da região Leste. Para isso, foram feitos investimentos em melhorias das instalações, de cerca de R$ 400 mil.
A solenidade de instalação do CEPM “Senador Onofre Quinan” deve contar com a presença de várias autoridades, entre elas, o governador Ronaldo Caiado; a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli; o prefeito Roberto Naves e secretários municipais; vereadores; deputados; lideranças de bairro; dentre outras. A solenidade está prevista para às 8 horas.
1° voo orbital de civis é lançado com sucesso
O diretor da unidade, major Cremildo da Silva Santos que a implantação da unidade está em fase de transição. Conforme observa, a implantação de um colégio militar demanda ações e gestões compartilhadas de duas secretarias de Estado- Educação e Segurança Pública.
Nessa fase de transição, conforme assinalou, os alunos, pais e responsáveis estarão também se adaptando ao novo modelo e à nova realidade da unidade educacional. “É um processo natural, onde não há nenhum tipo de imposição”.
O diretor lembrou que é um processo que já vem bem amadurecido. “É um sonho que se transforma em realidade”, disse, acrescentando que a transformação da unidade em colégio militar teve muito boa acolhida por parte dos alunos, pais e responsável e de toda a comunidade da região.
Na última segunda-feira, 13/09, o diretor coordenou uma reunião com o objetivo de alinhar os detalhes para a solenidade de instalação do novo colégio militar. Atualmente, a unidade conta com cerca de mil estudantes matriculados, distribuídos em 26 turmas.
“Importante ressaltar que o colégio militar é uma escola democrática, onde estudam meninos, meninas, pessoas de todas as raças e condições sociais, estudantes com necessidades especiais. Essa é a ideia de inclusão e de uma escola como fator de transformação”, assinala o diretor.
O deputado estadual Coronel Adailton (PP), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás, ressalta que é uma grande conquista para a cidade de Anápolis, contar com mais uma unidade do Colégio Militar, que hoje é referência para o País na formação de jovens, com altos índices nas avaliações do Ministério da Educação.
Onofre Quinan
O nome dado à nova unidade do Colégio da Polícia Militar em Anápolis é uma homenagem a uma personalidade política e empresarial de Anápolis.
Onofre Quinan foi proprietário do grupo Onogás, que entre outras coisas, contava com uma engarrafadora e distribuidora de gás de cozinha. Também, uma loja de departamentos que funcionou durante vários anos na Avenida Goiás, esquina com a Engenheiro Portela, onde, hoje, funciona a Casas Bahia.
Onofre Quinan foi também Senador da República (eleito em 1990 pelo PMDB) e Governador de Goiás. Ele assumiu o Executivo goiano em 1986, quando o então governador Iris Rezende licenciou-se do cargo para ocupar o Ministério de Agricultura no Governo José Sarney.
Onofre Quinan faleceu no ano de 1998, quando ainda exercia o cargo de Senador.
Serviço
Oficialização da Implantação do CEPM “Senador Onofre Quinan”
Data: 20 de setembro de 2021
Horário: partir de 8 horas
Endereço: R. 18, S/N – Lourdes, Anápolis – GO, 75063-743