O ensino municipal público de Anápolis apareceu com destaque, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2021. A cidade está no pódio dos melhores indicadores de educação do Estado, mesmo com as notas em dois dos três segmentos tendo caído. A toada foi evidenciada em mais municípios, escancarando os impactos da pandemia do campo dos estudos.
Os índices atingidos por Anápolis no nível fundamental, do 1º ao 5º ano, e no Ensino Médio, foram os que apresentaram queda, com notas de 6 e 4,9, respectivamente. Em 2019, o Ideb da cidade apontava os dois níveis com avaliação de 6,3 e 5. A nota nos anos iniciais do fundamental colocaram o município no pódio dentro do Estado, a frente de Goiânia, Jataí e Aparecida de Goiânia.
Anápolis será palco do Campeonato Brasileiro de Karatê em outubro
Já o nível do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, se manteve estável no comparativo, com nota de 5,5. No entanto, segundo o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como os dados foram colhidos no contexto da pandemia, eles não podem ser comparados com resultados dos demais períodos.
O principal medidor da qualidade do ensino brasileiro considera o indicador de rendimento escolar (calculado pelas taxas de aprovação dos estudantes em determinado ano) e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).