Galo também busca encerrar mau momento na competição antes do mata-mata. Já eliminado, Grêmio Anápolis cumpre tabela na 14ª rodada
Encerra neste fim de semana (16 e 17), a fase de grupos do Brasileirão da Série D de 2022. O Município conseguiu emplacar dois times na competição, mas apenas um conseguiu garantir seu espaço na sequência do torneio: o Anápolis. Já o GEA, outro representante, teve suas chances minadas de avançar e joga apenas para cumprir tabela na 14ª rodada do campeonato. Goiás teve outra equipe presente, o Iporá, que também vai à campo pelo última partida da temporada.
Apesar de classificado, o Galo precisa de pelo menos um empate para assegurar a vice-liderança no Grupo 5. A missão, no entanto, não será nada fácil para Luiz Carlos Winck e companhia, já que o adversário da vez será o líder Brasiliense, no domingo (17), às 16h no estádio Abadião. Pesa também o mau momento vivenciado pelo Anápolis na competição: são quatro partidas consecutivas sem vencer, enquanto o Jacaré detém a melhor campanha da Série D deste ano, com 82% de aproveitamento.
IBGE aponta queda no uso de camisinha entre adolescentes
O embate, portanto, assume caráter amplo para o Galo da Comarca. Uma vitória, e até mesmo um empate, serviria para retomar a confiança do grupo antes de adentrarem no mata-mata da competição. Em contrapartida, uma nova derrota para o Brasiliense (que venceu no Jonas Duarte, pelo 1º turno) colocaria ainda mais pressão por resultados nas partidas decisivas que o Anápolis terá pela frente.
Reforço não deve estrear
Anunciado na última terça (12), o atacante Tony Júnior ainda não deve estrear com a camisa tricolor no domingo (17). O motivo? O jogador ainda não teve seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até a tarde da última quinta (14). A situação, claro, pode mudar caso o atleta seja registrado na sexta, dia 15.
Tony, de 28 anos, foi contratado em um momento de ineficiência do ataque tricolor. Nas últimas quatro partidas, recorte que configura a fase ruim da equipe, foram apenas dois gols anotados. O reforço, embora não seja atacante, está acostumado a marcar: na última temporada, com a camisa do Inter de Santa Maria-RS, foi artilheiro da 2ª divisão do Campeonato Gaúcho, além de se sagrar campeão com a equipe e alcançar o acesso.
Jogos de fundo
Sem chances de avançar, o Grêmio Anápolis encerra sua temporada no domingo (17), frente ao lanterna Ação-MT, no Jonas Duarte, às 16h. O jogo servirá para a Raposa tentar fechar o ano com chave de ouro, buscando sua terceira vitória no ano. Depois de se sagrar campeão estadual na última temporada, o GEA não emplacou em 2022, quase sendo rebaixado no Estadual e figurando na vice-lanterna do Grupo 5 na Série D, com aproveitamento atual de 28%.
O Iporá encerra seu ano em Várzea Grande, no Mato Grosso, longe de sua torcida. Mesmo com 15 pontos, a equipe não consegue mais alcançar o Operário, seu adversário na rodada final, por conta da quantidade de vitórias. Os mato-grossenses acumulam cinco resultados positivos na competição, enquanto o Lobo-Guará tem três. Mesmo não valendo muito, os goianos devem dificultar em campo, já que o Tricolor Várzea-Grandense ainda não garantiu classificação e disputa vaga com o Ceilândia na tabela.