Uma manhã de boas notícias para Anápolis! Nesta terça-feira (14/10), na Câmara Municipal, o deputado federal Rubens Otoni (PT) fez anúncios importantes em relação a demandas de Anápolis.
A mais importante, considerada para ele como uma “conquista histórica da cidade”, é a conformação de que a Universidade Federal de Goiás (UFG) irá implantar um Câmpus no município.
Com isso, acredita Otoni, Anápolis irá ampliar o seu reconhecimento como polo de referência na educação superior no país.
Conforme informou o deputado, nos próximos dias, deve ocorrer uma visita da reitoria da reitoria para oficializar a conquista. Já tem uma área de 100 mil, metros quadrados para receber a instituição. “Agora vamos trabalhar em Brasília para assegurar os recursos e transformar Anápolis na educação”, frisou Rubens Otoni.
Drenagem
Ainda no seu pronunciamento na Câmara Municipal, o deputado confirmou que Anápolis foi contemplada com cerca de R$ 320 milhões para obras de drenagem e contenção de encostas, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Rubens Otoni parabenizou o município por fazer “o dever de casa”, apresentado os projetos. Isso foi fundamental para houvesse o trabalho por parte do seu mandato, para ajudar a garantir o recurso.
Ele explicou que serão sete obras de contenção e 13 drenagem. Neste último caso, as obras serão em pontos críticos já devidamente mapeados, como por exemplo na Avenida Ayrton Senna, no Parque Senador Onofre Quinan, na Rua Amazílio Lino, na Rua Barão do Rio Branco, na Avenida Beira Rio/Andracel, na região do Bom Clima e na Rua Pérola, entre outros.
“Anápolis foi uma das cidades mais bem contempladas no Brasil, com recursos do PAC para drenagem”, assinalou o parlamentar.
Aeroporto de cargas
Em relação ao Aeroporto de Cargas, Rubens Otoni informou que esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e na Infraero (que tem a concessão do sítio aeroportuário de Anápolis) e a informação é que o projeto para um investimento de R$ 96 milhões está garantido.
Isso ainda não ocorreu, segundo ele, porque o Governo de Goiás ainda não repassou uma parte da área, onde está sendo executada uma obra de mitigação ambiental.
Mas, conforme assinalou Otoni, mesmo se essa área não for repassada, a Infraero tem um Plano B que contempla o investimento.
Mas com a área em questão, o projeto pode ser ampliado e, por conta disso, a Infraero está aguardando a entrega da obra.
Obras viárias
Ainda na sua participação, o deputado também discorreu sobre o trabalho que ele desenvolve em Brasília para buscar soluções para problemas viários em rodovias federais.
Ele citou a duplicação da BR-414, do trevo do Recanto do Sol até a proximidade do presídio regional. No contrato de concessão, essa obra tem prazo até 2045 para ser realizada.
No entanto, ele adiantou que fruto do seu trabalho, será realizada uma audiência pública em Anápolis para discutir sobre essa demanda e adiantar o cronograma, numa revisão contratual.
O mesmo em relação ao gargalo que existe no trevo Miguel Moreira Braga, cuja obra está prevista para até 2030. A intenção é, também, buscar um prazo menor.
Por fim, citou o gargalo da BR-060 na altura do Posto Presidente. Neste caso, citou, o problema é mais complexo porque a concessionária desse trecho está com seu contrato em revisão. Mas, segundo o deputado, isso está sendo acompanhado e cobrado.
Em relação à audiência pública, ela está prevista para acontecer no dia 23 próximo, no Hotel Intercity, das 14 às 17 horas.
“A Câmara Municipal e os vereadores têm mérito em todas essa conquistas”, ressaltou o deputado.
Leia também: Prefeitura estende horário de atendimento do Refis até às 22h
