Trabalho, fé e superação são três conceitos fundamentais presentes em todas as histórias de sucesso. Grandes personalidades do mundo, biografias que se tornam inspiração para povos, todos possuem dentro da particularidade de suas histórias um pouco destes três ingredientes: Trabalho, Fé e Superação.
São nos momentos de provação, conflito e luta que estes tópicos aparecem. Uma doença que nos acomete, a realização de um sonho, a aquisição de um bem material ou mesmo a espera de um novo membro na família. Tudo que fazemos na vida demanda destes três itens.
A Pandemia da Covid-19 mostrou que o anapolino deu um novo nome à sua cidade: Esperança. A nossa Anápolis foi forjada assim, mas é preciso dizer que nos últimos 12 meses, vivenciamos juntos o poder que a união de um povo tem para fazer a diferença. Com a junção do trabalho com a fé, com disciplina, com a ajuda mútua, temos conquistado muito e chegamos pouco a pouco à superação daquela que é a nossa maior provação de toda a História.
E é fundamental que façamos este breve histórico porque foi com a lição deste passado recente que aprendemos a galgar novos passos e a chegar em novos e melhores patamares. Os números mostram isto.
Anápolis foi a cidade de Goiás que menos tempo ficou fechada por conta da pandemia. Tivemos o desafio de encarar o vírus com racionalidade e conceitos científicos. Lançamos um protocolo de referencia que nos permitia relaxar ou apertar as normas de segurança sanitárias e levamos com transparência ao conhecimento de toda a população. Nenhuma gestão prospera somente com boas ações ou boas intenções: é preciso a compreensão e a união da população em torno de um projeto.
E a Covid-19 é um desafio que nos mostra que juntos conseguimos avançar.
O resultado vem agora, no presente: Anápolis é a cidade que mais gerou empregos formais em todo o centro-oeste brasileiro no ano de 2020. É 11ª cidade do Brasil neste índice, ficando à frente inclusive de diversas capitais.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia, redobram o nosso orgulho de viver aqui uma vez que refletem o poder de superação. Conseguimos minimizar os prejuízos econômicos, evitamos muitas fatalidades (pudéramos nós evitar todas!) e ainda assim encontramos o caminho do crescimento, através do aquecimento econômico e da geração de emprego e renda para todos, com destaque para a Indústria e a Construção Civil, que protagonizam estes números.
A solidariedade do nosso povo também foi recompensada, junto com o diálogo político firmado com as esferas superiores do Poder, tendo a cidade como a principal beneficiada desta agenda. Após recebermos os irmãos brasileiros de Wuhan no início da pandemia, fomos reconhecidos e Anápolis foi a primeira cidade de Goiás a iniciar a vacinação contra a Covid-19.
Agora, com a confiança da população, fomos pioneiros ao desenvolver um plano de vacinação que contempla o Plano Nacional de Imunização, mas que também cumpre a função social e sanitária da vacina: a imunização da população. Para tanto, fomos a primeira cidade de Goiás e uma das primeiras do Brasil a ter um protocolo de vacinação para idosos acima de 85 anos.
A vacinação é feita mediante agendamento e em domicílio, sendo que aos domingos realizamos o Imuniza Anápolis, uma força-tarefa em três pontos distintos da cidade. Na primeira edição, foram 731 anapolinos devidamente imunizados contra a Covid-19.
E vamos seguir com o plano até zeramos a fila com todos os idosos. Depois, com a chegada de mais doses, vamos abaixando as idades, elevando a segurança sanitária e freando a ação do vírus, no primeiro grande golpe que o Brasil dá contra esta terrível doença que mudou nossas vidas.
O nosso trabalho está apenas começando e reconhecemos que o caminho ainda é longo até superarmos a pandemia e as dificuldades do dia-a-dia de uma cidade que não para de crescer. Mas podemos olhar para Anápolis e para o nosso povo e reconhecer que ali estão presentes aqueles três ingredientes para o sucesso: Trabalho, Fé e Superação.
Vamos juntos, Anápolis!