O município de Anápolis recebe a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, uma iniciativa do vereador Professor Marcos (PT), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.
A abertura do evento ocorreu na noite desta segunda-feira (07/4), no plenário da Câmara Municipal, com a presença de autoridades, lideranças sindicais e representantes de diversas categorias profissionais.
A conferência é convocada ordinariamente pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, e representa uma etapa fundamental do processo democrático de formulação de políticas públicas. Segundo Welison Marques de Araújo, servidor do Ministério do Trabalho, conselheiro municipal de saúde e coordenador local da conferência, o evento acontecerá em três fases: municipal, estadual e nacional.
“O objetivo é debater a saúde do trabalhador e da trabalhadora de forma participativa e democrática. As propostas elaboradas serão sistematizadas em relatórios que vão subsidiar a formulação de políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal”, explica Welison.
A abertura oficial conou com a palestra magna do Dr. Jobson, responsável pela CGRH (Coordenação-Geral de Recursos Humanos) do Ministério do Trabalho, em Brasília.
Hoje, terça-feira (08), a Conferência continua no auditório do Estância Parque Hotel, com uma programação técnica que inclui nomes como a Dra. Joselene e Gardena, ambas representantes da DSAT (Departamento de Saúde do Trabalhador) do Ministério da Saúde, e o Dr. Nivaldo, pós-doutor e professor universitário, que atualmente é Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás.
Para o vereador Professor Marcos, idealizador da conferência em Anápolis, a iniciativa é um marco para a cidade.
“Ao promovermos essa conferência, estamos ouvindo quem está na ponta, quem vive o dia a dia do trabalho, e contribuindo diretamente para a construção de políticas públicas mais humanas e eficazes”, afirma.
Várias categorias foram convidadas — trabalhadores da indústria, comércio, saúde, educação, zona rural e demais setores. A expectativa é de que o evento fortaleça o debate sobre as condições de trabalho no município e amplie a representatividade dos trabalhadores na formulação de políticas públicas.
Leia também: Márcio Corrêa afirma que revitalização do Centro “será modelo para o país”