O webinar foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) em parceria com a Prefeitura de Anápolis
Consultores de meio ambiente de diversos lugares do País e também da Alemanha – com experiências sobre instrumentos urbanos ambientais em ecossistemas espalhados pelo mundo, participaram de um webinar sediado em Anápolis. Durante três horas, dicas práticas e soluções baseadas na natureza foram repassadas por esse time de especialistas que podem servir de inspiração para a mudança do zoneamento urbano de cidades de diferentes portes.
O webinar foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) em parceria com a Prefeitura de Anápolis – cidade destaque ao ser um dos seis municípios do País a participar do projeto-piloto para integrar as atividades de mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. O evento foi mediado pelo consultor da GIZ, Thomaz Ramalho.
Os principais temas tratados foram o “Desenvolvimento de soluções sustentáveis no sistema de áreas verdes de Anápolis”, “Projeto ProAdapta e a adaptação baseada em ecossistemas: o caso de comunidades de Salvador” e de uma forma mais generalizada – uma aula de como aprimorar o Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM) para integrá-lo ao plano diretor. “Existem objetivos específicos para integrar ao plano diretor, mas lembrando que para aquelas cidades que ainda não o possuem, o ideal é começar pelo ZAM”, explica a consultora da Praxis, Cristiane Borda.
Para assistir a apresentação, basta acessar o canal do YouTube da Prefeitura de Anápolis (https://www.youtube.com/channel/UCPSaG9TO3NfiAsDcpoK1-6A).