Mais de 3,6 mil crianças foram registradas sem o nome do pai nos últimos cinco anos na cidade
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) está com inscrições abertas para o programa “Meu Pai Tem Nome”, que promove o reconhecimento de paternidade e maternidade de forma gratuita. Em Anápolis, a ação se torna ainda mais relevante diante do número alarmante de registros sem o nome paterno: 3.665 crianças nos últimos cinco anos, segundo dados oficiais.
O programa oferece diferentes modalidades de reconhecimento: biológico (com ou sem exame de DNA), socioafetivo e até mesmo de pais já falecidos. Os atendimentos estão sendo realizados presencialmente na unidade da Defensoria em Anápolis e também por meio do WhatsApp, no número (62) 98330-0095. O prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto.
A mobilização culmina no “Dia D”, marcado para 16 de agosto, quando serão entregues os resultados dos exames de DNA previamente realizados. Nessa data, também ocorrerão mediações familiares, com o objetivo de fortalecer vínculos e garantir o pleno exercício da cidadania. Além de Anápolis, outras sete cidades goianas contarão com atendimento presencial. Já nas demais regiões do estado, a participação será online.
O programa representa uma iniciativa importante para combater a invisibilidade paterna e promover a dignidade de crianças, jovens e adultos que buscam o reconhecimento legal e afetivo. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Defensoria Pública de Goiás: www.defensoria.go.def.br.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.