Desde a madrugada desta segunda-feira, 15/03, Anápolis voltou à matriz de risco moderado para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, após 10 dias de vigência da matriz de risco de nível alto, quando, então, somente as atividades consideradas essenciais puderam funcionar adotando as medidas de segurança como distanciamento social, uso de máscara facial, uso de álcool em gel, dentre outras.
No risco moderado, várias restrições ainda permanecem. No Portal da Prefeitura (www.anapolis.go.gov.br) é possível acessar a matriz de risco, bem como os anexos que identificam o que pode e o que não pode funcionar.
Nos shoppings, o protocolo define horário reduzido de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas e não funcionamento durante os finais de semana e feriados. O mesmo valendo para o Mercado Municipal.
Cultos religiosos e filosóficos poderão funcionar, porém, com 30% da capacidade de ocupação dos espaços físicos onde ocorram.
Já os serviços de alimentação: bares, restaurantes, distribuidora de bebidas, lanchonetes, padarias, dentre outros similares, de acordo com o protocolo para o risco moderado, poderão funcionar durante os dias da semana, inclusive nos feriados, até às 22 horas, com capacidade limitada de 30% de ocupação. Após esse horário, o funcionamento somente poderá ocorrer por delivery, retirada ou drive thru.
Parques e praças podem ser frequentados, respeitando-se as medidas de segurança como o distanciamento social e uso de máscara. Porém, fica proibido o uso de academias ao ar livre, parques e brinquedos coletivos e, também, os espaços públicos esportivos.
Os eventos públicos e privados podem ocorrer, porém, com a limitação máxima de 50 pessoas, sendo necessária a comunicação prévia para o órgão competente.
O protocolo reza, ainda, que estão vedadas as atividades de boates, danceterias, salões de dança. Também não será permitida a abertura ao público de galerias de artes, museus, bibliotecas, cinemas, casas de espetáculos, teatros e similares.
As academias que poderiam funcionar com até o limite de 100 pessoas, terão essa limitação reduzida pela metade, ou seja, para 50 pessoas.
Nossa ! Taí uma ótima proposta, Deus abençoe que o prefeito concorde. Parabéns e obrigada João da Luz…