A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou nesta sexta-feira, 30/08, em Anápolis, a segunda audiência pública com o objetivo de colher sugestões às minutas de edital e contratos para a concessão das BRs 153, 414 e 080. A reunião aconteceu no auditório do Intercity Hotel. A primeira reunião aconteceu em Brasília, no dia 29.
O Gerente de Outorga e Regulação da ANTT, Marcelo Fonseca, informou ao Portal CONTEXTO que após a etapa das audiências públicas presenciais – duas delas ainda serão realizadas, no dia 02 de setembro em Palmas (TO) e, no dia 03 de setembro, em Gurupi (TO) – o prazo de coletas de sugestões ainda ficará aberto até 13 de setembro. Em seguida, as contribuições serão analisadas pelo corpo técnico da Agência e respondidas, inclusive, se serão ou não acatadas para a formatação dos projetos e contratos.
Marcelo Fonseca destacou que a previsão é que essa fase preparatória se encerre até o mês de novembro e o edital seja lançado no ano que vem. A fase de licitação e assinatura do contrato deve finalizar até novembro de 2020, considerando que há várias etapas e prazos a serem cumpridos.
O edital irá prever, de acordo com o técnico da ANTT, todos os melhoramentos necessários nas três rodovias, inclusive, obras de duplicação, manutenção, segurança viária, passarelas, entre outros. A audiência pública, inclusive, pontuou, é justamente para que a sociedade tome conhecimento do que está sendo proposto e possa contribuir.
O sistema rodoviário da BR-153/414/080/TO/GO compreende um total de 850,7 km de extensão, constituindo-se na principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá) com a Região Centro-Sul do país, abrangendo vários municípios e povoados de duas unidades federativas. No Estado do Tocantins: Aliança, Gurupi, Figueirópolis, Alvorada e Talismã. No Estado de Goiás: Assunção de Goiás, Novo Planalto, Linda Vista, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Estrela do Norte, Campinorte, Uruaçu, Barro Alto, São Luiz do Norte, Itapaci, Jardim Paulista, Rialcema, Sul Rialma, Rianópolis, Uruana, Goianésia, Jaraguá, São Francisco de Goiás, Pirenópolis, Dois Irmãos, Cocalzinho de Goiás, Planalmira e Anápolis.
Todas as informações das audiências públicas serão disponibilizadas no site da ANTT: www.antt.gov.br