Uma das maiores rivalidades do planeta ganhou um capítulo atípico neste domingo, dia 5. O clássico Brasil e Argentina, válido pelas Eliminátorias da Copa do Mundo, acabou suspenso pela FIFA. Agentes da Anvisa e a da Polícia Federal paralisaram a partida, com quatro minutos jogados.
O motivo foi que quatro jogadores argentinos violaram as regras sanitárias ao entrarem no Brasil. Os mesmos não comunicaram que passaram pela Inglaterra, país onde jogam e estiveram há pouco mais de uma semana. Uma portaria da Casa Civil, publicada em junho, determina quarentena de 14 dias para estrangeiros que tenham estado no Reino Unido nos últimos 14 dias, caso dos quatro atletas.
Brasil encerra Paralimpíadas com recorde em medalhas de ouro
O protocolo de Covid-19 foi aceito por todos países que participam das competições da Conmebol – como Libertadores, Sul-Americana e, claro, Eliminatórias. Apesar da falha no preenchimento do questionário dos atletas, o caso havia sido contornado. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, participou das negociações para garantir o jogo junto a CBF e o Governo Federal.
A Conmebol, em comunicado, disse que a competição é organizada pela FIFA e que a entidade decidirá os próximos passos depois de receber os informes da arbitragem. Não há informações confirmadas sobre nova data ou eventual perda de pontos para alguma das seleções. O jogo estava 0 a 0 quando foi suspenso.