Iniciativa é uma parceria da instituição com a cooperativa de crédito Sicoob e Unimed
A APAE Anápolis diplomou 94 alunos com 130 certificados de conclusão de cursos do Programa de Inclusão Digital. Foram 19 turmas num período de 6 meses, capacitando os inscritos em Informática básica, Excel intermediário e Excel avançado. A cerimônia de entrega dos certificados lotou o auditório da Escola Maria Montessori e contou com a presença de toda a diretoria da APAE Anápolis e de muitos familiares dos diplomados. “É muito emocionante ver como esses cursos são importantes e como mudam a vida dessas pessoas”, declarou Vander Lúcio Barbosa, presidente da instituição.
Segundo o coordenador do programa, Mateus Marçal Rodrigues, o Programa de Inclusão Digital nasceu quando as cooperativas Sicoob e Unimed doaram computadores para a instituição, dando início a cursos de informática oferecidos à comunidade.
Pesquisa aponta qual rede social é a mais usada pelas crianças
“Nosso objetivo é inserir as pessoas, que não têm acesso a computadores, no mercado de trabalho através desses cursos básicos”, explica ele. Desde que foi criado, em 2011, o programa já formou mais de 3 mil pessoas, desde pré-adolescentes até idosos. O curso acontece todo semestre e deve oferecer novas vagas em breve, através das redes sociais da APAE Anápolis. “Basta ter mais de 12 anos e ficar ligado no nosso instagram”, reforçou Mateus.
Em seu discurso, Vander falou sobre os frutos que o programa já rendeu ao longo do tempo. Segundo ele, à medida em que a sociedade foi tomando conhecimento de que a APAE Anápolis oferecia essa qualificação gratuita, a demanda foi aumentando. “Empresas já indicaram o nosso programa para que funcionários pudessem aprender e assumir novas responsabilidades, sendo promovidos. Colecionamos centenas de histórias de pessoas que conseguiram emprego depois de se formarem conosco, e também a satisfação dos idosos que agora navegam na Internet, escrevem textos e organizam suas vidas através de planilhas, ou seja, tiveram suas vidas transformadas através da inclusão digital”, exclamou ele