Governo federal prevê conclusão da Transnordestina em 2027, segundo ministério
As obras da primeira fase da ferrovia Transnordestina já atingiram 80% de conclusão, conforme informou o Ministério dos Transportes. O projeto terá mais de 1.200 quilômetros de extensão, atravessando 53 municípios em três estados do Nordeste: 28 no Ceará, 18 no Piauí e 7 em Pernambuco.
O investimento total estimado é de R$ 14,9 bilhões, dos quais R$ 11,3 bilhões já foram aplicados. A previsão do governo federal é que a ferrovia esteja totalmente entregue até 2027.

Rota
A linha principal da Transnordestina conectará Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto do Pecém, no Ceará, incluindo 73 quilômetros em ramais secundários. Recentemente, o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, vistoriou 97 quilômetros do trecho cearense, que passa por municípios como Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia.
Segundo Ribeiro, a ferrovia permitirá transporte de cargas de forma mais eficiente e sustentável, reduzindo emissões de gases poluentes no setor de logística.

Histórico e impacto
O projeto da Transnordestina começou em 1959, mas foi interrompido devido à falta de viabilidade econômica. A construção do empreendimento atual teve início em 2006 e sofreu atrasos, sendo retomada novamente em 2024.
Voltada ao transporte de cargas, a ferrovia deve facilitar o escoamento de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério. A primeira viagem-teste ocorreu em dezembro de 2025, transportando milho do Piauí ao Ceará em 16 horas e 34 minutos.
Especialistas em logística afirmam que ferrovias desse porte podem gerar terminais de carga e portos secos, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




