Por Priscila Marçal- O presidente da Agência Regulação do Município, Robson Torres, disse em entrevista à Rádio Imprensa, nesta quarta-feira (19), que pode estar havendo um rodízio de abastecimento de água na cidade. Isso porque há registros de desabastecimentos contínuos em algumas regiões da cidade.
Rodízio de abastecimento é quando a empresa responsável pelo Saneamento Básico desliga propositalmente o fornecimento em uma região para que outra seja abastecida.
No dia seguinte há o revezamento no abastecimento, ou seja, a região que não recebeu água no dia anterior será abastecida e a que recebeu fica sem o fornecimento.
A última vez que Anápolis passou por um sistema de rodízio no fornecimento de água foi durante a forte estiagem de 2015, quando houve baixos índices na estação captação de água no Ribeiro Piancó.
Em nota, a Saneago negou que Anápolis está sob regime de rodízio de abastecimento e explicou que a falta de água é pontual, podendo acontecer em caso de vandalismos, faltas de energia, rompimentos de rede e falhas em equipamentos.
Robson Torres afirmou que a ARM solicitou por várias vezes um painel de monitoramento do abastecimento de água.
“Já estamos fazendo esse pedido juridicamente, como Agência Reguladora precisamos saber como está o fornecimento de água na cidade, até para ter certeza de que não há rodízio”.
Confira nota da Saneago na íntegra:
“A Saneago informa que não há rodízio de água em Anápolis. Esclarecemos que todos os reservatórios do município estão com bons níveis, tanto nesta terça-feira (18), quanto nos últimos dias.
De qualquer forma, lembramos que paralisações emergenciais podem ocorrer, por conta de eventos não planejados, como vandalismos, faltas de energia, rompimentos de rede e falhas em equipamentos, entre outros. Por isso, reforçamos a importância de manter uma caixa d’água bem dimensionada para não sentir desabastecimento em cenários como esses.
Caso algum cliente esteja com falta de água, a questão é pontual e deve ser verificada diretamente no ramal do imóvel. Para otimizar o atendimento à população, a Saneago orienta que as solicitações de serviço sejam feitas via Central de Relacionamento com o Cliente 0800 645 0115, WhatsApp (62) 32699115 ou Agência Virtual no site www.saneago.com.br.”
CORREÇÃO: Robson Torres encaminhou uma correção, dizendo: “Não falei que estamos com rodizio. Falei que estamos no limite da segurança hídrica levando em conta cálculos matemáticos”.
Leia também: CONSEDAIA cobra providências e Agência Goiana de Infraestrutura age com urgência