A Assembleia Legislativa de Goiás se reúne amanhã, 09/02, através de autoconvocação, para votar mensagem da Governadoria que solicita autorização do Legislativo para suspensão do feriado de carnaval no Estado de Goiás. A sessão está marcada para começar às 10 horas.
A matéria enviada pelo Poder Executivo exige duas votações pelo Plenário da Casa. Se aprovada, neste ano de 2021 não será decretado ponto facultativo na segunda-feira (15/2) e o feriado na terça-feira (16/2) também fica suspenso.
A Secretaria de Estado da Casa Civil encaminhou o pedido na quinta-feira, 4, à Alego. A medida é mais uma ação dos Poderes em Goiás para o enfrentamento da emergência sanitária decorrente da pandemia de covid-19, e foi anunciada pelo próprio governador, Ronaldo Caiado (DEM), numa live realizada no dia 29 de janeiro último.
Também será colocada em pauta de votação nesse período, uma matéria de iniciativa da Assembleia Legislativa, que regulamenta a suspensão do feriado de carnaval.
Aglomerações
“Da minha parte eu quero desaconselhar todas as pessoas que estão programando viagens no período do carnaval. Estamos num crescimento da contaminação das pessoas pelo vírus, e qualquer feriado alongado provoca, indiscutivelmente, um aumento da contaminação e uma sobrecarga nos hospitais”, disse o governador Ronaldo Caiado em recente entrevista.
A suspensão do feriado visa evitar a ocorrência de aglomerações de pessoas, tão comuns no período carnavalesco, e, também, o deslocamento dos que buscam, principalmente, as cidades turísticas para passar a folia.
Essa medida, somada aos esforços de todos os segmentos da sociedade, propiciará a redução da velocidade de propagação do novo coronavírus no estado. Consequentemente, o sistema de saúde de Goiás estará menos carregado.
Sessões ordinárias
As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa estão programadas para ter início na terça-feira, 16, mas na segunda-feira, 15, às 15 horas, a Casa realiza sessão solene de abertura dos trabalhos da nova Mesa Diretora, empossada no último dia 1°. É o início da terceira sessão legislativa ordinária dessa 19ª Legislatura.
O presidente Lissauer Vieira foi reconduzido ao cargo e, além dele, fazem parte da nova Mesa Diretora os seguintes deputados: Henrique Arantes (MDB) – 1° vice-presidente; Cairo Salim (Pros) – 2° vice-presidente; Major Araújo (PSL) – 3° vice-presidente; Álvaro Guimarães (DEM) – 1°secretário; Julio Pina (PRTB) – 2° secretário; Tião Caroço (sem partido) – 3° secretário; Iso Moreira (DEM) – 4° secretário. (Com informações da Assessoria da Alego/Foto: Maycon Cardoso)