Ataques: denúncia
A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) informou ter sido alvo de ataques em suas redes sociais e mensageiro de celular, depois de ela ter se manifestado publicamente sobre o caso de violência de gênero contra a pré-candidata à Prefeitura de Anápolis, Eerizânia Freitas (UB).
A parlamentar disse estranhar que vários colegas seus, do sexo masculino, também se pronunciaram sobre o mesmo caso, mas nenhum, pelo que ela soube, sofreu ataque pelo posicionamento.
Cleide Hilário afiançou que, apesar de as denúncias terem sido feitas de forma anônima, por meio da procuradoria da Mulher, ela acionou a Política Federal para que investigue os ataques.
“A palavra de ordem é respeito. Quando ataca uma mulher, ataca todas”, ressaltou a vereadora.
Prenúncio de acirramento
Os ataques feitos à pré-candidata Eerizânia Freitas (UB) pode ser um prenúncio, ruim, do que está por vir pela frente, na campanha das eleições municipais desse ano, em Anápolis.
Infelizmente, antes mesmo de as campanhas serem liberadas ou, ainda, antes mesmo de se ter sequer um quadro definido de candidatos e candidatas, já se instalou a baixaria. Certamente, não é isso que o eleitor anapolino espera.
O que se espera por parte dos candidatos e dos partidos políticos é que seja uma campanha. E o que se espera, também, é que todos aqueles que produzem informações, que o façam de forma correta, criteriosa e respeitosa.
Cada qual tem plena liberdade de expor pensamentos. O que não significa, de forma alguma, esparramar notícias falsas ou denúncias sem comprovação.
Aniversário: 117 anos
Já há uma expectativa em torno da divulgação da programação do aniversário da cidade (31 de julho).
Com certeza, serão realizadas algumas entregas de obras importantes dentro do Anápolis Investe. Será, também, a última comemoração dentro dos dois mandatos do prefeito Roberto Naves, que finda no dia 31 de dezembro próximo.
Além das obras, como, por exemplo, o novo Centro Administrativo, que já está quase pronto e deve fazer parte das entregas, também há expectativa com relação à realização do Arraiana, a entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos e o desfile cívico-militar de 31 de julho.
Este ano, Anápolis completa 117 anos de emancipação político-administrativa.
E, claro, a cidade irá comemorar mais um aniversário em meio ao calor de uma eleição municipal.
Poder de decisão
Numericamente, as mulheres estão com o poder da decisão, nas eleições desse ano em Anápolis.
Pelo menos, elas estão em maioria entre os eleitores aptos ao voto, conforme prévia da Justiça Eleitoral.
O município, que é o terceiro maior colégio eleitoral de Goiás, conta com 293.291 eleitores aptos ao voto, sendo 155.962 do sexo feminino (53,18%) e 137.329 do sexo masculino (46,82%). Esse número ainda não é oficial.
Leia ainda: Datas reforçam peso de Anápolis no cenário industrial de Goiás e do Brasil
No começo do mês que vem, o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, deve divulgar no site o eleitorado atualizado do Brasil e dos municípios. Essa prévia foi dada pelo Cartório Eleitoral. Mas não deve ter muita diferença.
O fato é que o eleitorado feminino vem mantendo frente ao masculino, em Anápolis, já há vários pleitos.
E a CPI?
O vereador Policial federal Suender (PL) não apresentou, ainda, o requerimento para a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar possíveis irregularidades na área da saúde em Anápolis.
A expectativa era de que isso ocorresse na última segunda-feira (20), quando ocorreu a última sessão ordinária do mês de maio. Agora, fica a expectativa para apresentação desse polêmico requerimento, na abertura do calendário de sessões ordinárias do mês de junho, dia 03.
Não será fácil a condução dessa CEI.
Primeiro, por se tratar de um setor complexo da administração pública e que envolve, também, muitos prestadores de serviços públicos e privados.
Segundo, porque estamos em um ano eleitoral e isso sempre é um dificultador para a execução de um trabalho dessa natureza. Se sair, essa CEI não pode se transformar em um palanque político, seja de quem for.
Terminal Rodoviário
A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, publicou no Diário Oficial uma Portaria (nº 016/2024), designando membros para compor uma comissão que ficará encarregada de dar andamento ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
Trocando em miúdos, essa comissão ficará responsável pelos por analisar os estudos apresentados pelas empresas interessadas em participar da concessão do Terminal Rodoviário “Josias Moreira Braga”.
Assim sendo, esse grupo fará a análise de viabilidade técnico-operacional, econômico-financeira e jurídico-institucional para a administração, modernização, operação, manutenção e exploração do logradouro.
Mais um passo dado para que a iniciativa privada possa fazer a gestão do Terminal e transformar (para melhor) aquele local.
Comunicação
A Câmara Municipal, através de iniciativa do gabinete do vereador Lisieux José Borges (PSB) realizará na próxima terça-feira, 28/05, às 19 horas, no plenário Teotônio Vilela, sessão solene para entrega do Certificado de Honra ao Mérito da Comunicação “Antônio Gomes Pinto”.
Na oportunidade, vários profissionais da área estarão recebendo a homenagem, em reconhecimento pelo trabalho em prol da sociedade.
Entre os homenageados, este colunista que desde já agradece a deferência do vereador e da Casa de Leis, onde já trabalhei, inclusive, na área da comunicação.
- Através de emenda parlamentar do deputado federal Rubens Otoni (PT), três municípios goianos receberam, no Sindicato Rural de Anápolis, equipamentos para fortalecer os pequenos agricultores. Neste momento, foram beneficiados os municípios de Cavalcante, Flores de Goiás e Uirapuru, com Casas de Farinha Móvel compostas por grupo gerador a diesel, lavador e descascador de mandioca com toldo.
- O município de Terezópolis de Goiás pode se tornar a Capital Estadual do Requeijão. Projeto de lei do deputado Amilton Filho (MDB), apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), propõe instituir esse título à cidade, localizada entre Goiânia e Anápolis.
- O ex-prefeito Pedro Sahium não vai mais coordenar a pré-campanha da candidata do PDT, Mariane Stival. O vereador Domingos Paula, que presidente o partido no município, deve assumir a missão.