VERSÃO FLIP
domingo, 14 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 14 de setembro, 2025
Contexto

Atenção! Jovens aprovados no Enem precisam do título de eleitor

de Claudius Brito
31 de janeiro de 2022
em ATENÇÃO, Educação, ENEM, Geral
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Imagem mostra celular com aplicativo do título de eleitor e ao fundo um computador

Para aqueles que ainda não possuem o documento, o TSE orienta que a emissão do mesmo pode ser feita totalmente on-line, pelo sistema TítuloNet, disponível no portal do tribunal. Após o cadastro, o e-título estará disponível em aplicativo.

Jovens de todo o país já estão em contagem regressiva para a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para acontecer no dia 11 de fevereiro.

Nos dias seguintes, entre 15 e 18 de fevereiro, a expectativa se volta para a abertura do prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas obtidas no Enem para classificar os aspirantes a vagas nas universidades brasileiras.

Para prestar o Enem não é necessário ter título de eleitor, mas atenção: você vai precisar do documento na hora de fazer a matrícula na universidade.

A boa notícia é que o primeiro título pode ser emitido totalmente on-line, por meio do Sistema TítuloNet. É importante não deixar para a última hora para evitar o congestionamento dos sistemas.

Entretanto, em períodos com alta procura, há uma demora maior para o processamento dos dados pela Justiça Eleitoral. Para não correr o risco de perder o prazo de matrícula, a orientação é fazer a solicitação quanto antes.

O voto é obrigatório a partir dos 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70, porém se torna obrigatório para quem está na faixa que vai dos 18 aos 70 anos.

Em 2022, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, e eventual segundo turno deve ocorrer no dia 30 de outubro.

Assim sendo, para votar nestas eleições, o documento deve estar regularizado até o dia 4 de maio.

Veja o passo a passo:

  • Para emitir a primeira via do título eleitoral, basta acessar o sistema TítuloNet, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • Prepare o seu smartphone, pois você vai precisar dele para tirar selfies e comprovar a sua identidade;
  • Primeiramente selecione a Unidade da Federação (UF) na qual reside no momento para o registro do seu domicílio eleitoral. É nessa localidade que você irá votar nas próximas eleições;
  • Depois de confirmar o estado, você será redirecionado para a página seguinte, que indica os documentos que deverá ter em mãos para dar andamento à solicitação.

São eles:

  • fotografia segurando um documento oficial de identificação brasileiro (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
  • comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).

Agora, é necessário informar os dados de identificação. No menu “Título de eleitor”, busque pela opção “Não tenho”, preencha os campos indicados pelo sistema e siga para a próxima tela.

Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas pelo sistema. É nesta etapa que pessoas trans ou travestis podem indicar se desejam utilizar seu nome social no título de eleitor.

Acompanhe o requerimento

Completadas as etapas anteriores, você deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. Para acompanhar o andamento do seu pedido, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

e-Título

Após o processamento dos dados, se não houver qualquer pendência, é só baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet e utilizar a versão digital do documento, dispensando-se o título em papel.

O download do app é gratuito e pode ser feito pelo Google Play e App Store.

O aplicativo funciona tanto no sistema operacional Android quanto no iOS.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral- https://www.tse.jus.br/

Resultado do Enem está previsto para sair em 11 de fevereiro próximo
Jovens aprovados precisarão do documento eleitoral no ato da matrícula
Rótulos: educaçãoENEMgeral

Mais Artigos

Contexto Político

Polêmicas na Câmara; holofotes no STF e mais…!

de Claudius Brito
12 de setembro de 2025
0

As sessões da Câmara Municipal foram marcadas por tensão elevada e não com embates entre situação e oposição, mas dentro...

Estação Ferroviária de Anápolis. Foto: Paulo de Tarso

MPGO traz resgate sobre a preservação da antiga estação ferroviária de Anápolis

de Anna Rhaissa
12 de setembro de 2025
0

Com um baú de histórias, a estação ferroviária, inaugurada em 1935 teve apoio do Ministério Público para sair da “invisibilidade”...

CNH. Imagem: Reprodução

Projeto prevê consulta a dados criminais antes da emissão ou renovação da CNH

de Redação
12 de setembro de 2025
0

Proposta do deputado Gomide busca integrar Detran-GO e Segurança Pública Antônio Gomide (PT) O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Divulgação

    Conecta Mulher 2025 celebra empreendedorismo feminino em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Jovem se candidata a CEO da OpenAI e carta de rejeição viraliza; confira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Preso, homem manipulava idosa holandesa para aplicar golpe de quase R$ 300 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem finge ser pai de bebê morto em acidente e aplica golpe em familiares

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Equipamentos de academia têm até 362 vezes mais germes que vasos sanitários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui