
Sabia que você pode ser dono de um veículo chines, sem ter a mínima ideia. São tantos carros desenvolvidos naquele país que até explica o protagonismo da China na área.
Gostaria de iniciar falando de um veículo que acho muito bonito e de acabamento muito bom, o Ford Territory. O Territory é produzido na cidade em Nanchang, no Sudeste da China. A cidade possui aproximadamente, 6 milhões de habitantes e é um grande polo logístico da região. O veículo, assim como a Transit, é produzido pela Jiangling Motors Group (JMCG), que possui 3 bases de produção, 5 fábricas completas e 37 subsidiárias, além de ser uma das poucas montadoras de veículos comerciais chinesas com joint‑ventures com duas empresas, Ford e Isuzu.
Outra marca que possui carro chines à venda no Brasil é a Volvo. O XC60 vendido no Brasil deixou de ser Sueco, e passou a ser made in China. Ele é produzido e de lá importado, na cidade de Chengdu. Sobre a Volvo é bom destacar que em 2010 a famosa marca chinesa Geely, se tornou a maior acionista da fabricante Sueca e passou a fabricar seus veículos naquela cidade. Mas, não somente ela, a fábrica também produz veículos das marcas Geely e Linc & Co (Link & Co que possui veículos muito interessantes e que, já são vendidos em países da América do Sul)
Quer mais, Titano, Expert e Scudo, são veículos da Stellantis que tem projetos da china. Vou tentar explicar de onde veio a Titano. A camionete é baseada na Peugeot Landtrek, que, por sua vez, é baseada na chinesa Changan Kaicene F70. É que, quando da formação da Stellantis, a Peugeot já tinha uma joint-venture com a Changan. Esse acordo abrange também marcas como, RAM, Jeep, Citroen e Fiat, para vendas de veículos naquele território.
As joint-venture não se limitam a essas marcas. Muitas são as marcas, conhecidas e que circulam entre nós, que possuem acordos com marcas chinesas. Quando analisamos os números chineses de vendas de veículos, entendemos perfeitamente, o porque dessa mudança de foco de, basicamente, todas as grandes montadoras mundiais, que é, se instalar na china e produzir veículos naquele Pais.
No ano passado (2024) o mundo produziu aproximadamente 92,5 milhões de veículos, 1/3 desse número foram produzidos – e vendidos – na China. Ao todo 31,28 milhões de veículos foram produzidos made in china em 2024. Acompanhem os números e entendam o movimento todos para a China.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais @motorecia_ . Você também pode enviar sugestões de novos assuntos a serem abordados na coluna Motor e Cia. Até mais.
Curta diariamente MotoreCia_, nas redes socias.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: Motorecia