TATA Motors
Iniciada em 1945, a empresa Indiana andou lado a lado com a Mercedes-Benz durante mais de duas décadas, em uma parceria bem sucedida. Em 2008, a Tata Motors fez a aquisição da Jaguar e da Land Rover, que à época pertencia a Ford. Hoje o Grupo fabrica os veículos de sua própria marca, bem como, os Jaguar e Land Rover. No Brasil a Tata Motors tem uma unidade fabril na cidade de Itatiaia (RJ). Lá, fábrica da Land Rover, são fabricados o Evoque e o Discovery Sport.
Leia também: Automobilismo: Quem é quem no mundo das máquinas
HYUNDAI
A Coreia do Sul possui o quarto maior grupo da indústria automotiva mundial. É o Grupo formado pela Hyundai e Kia o Hyundai Motor Group. No Brasil, como são empresas diferentes, dentro do mesmo conglomerado, eles são explorados também por parceiros diferentes. A Kia, desde do 1990 tem como parceiro o Grupo Gandini e a Hyundai escolheu o Grupo CAOA, apesar de também ter entrado aqui com sua unidade fabril e sua marca HB (Hyundai Brasil). O Grupo possui também uma marca muito conhecida nos EUA, que é a Genesis. A Genesis é a marca de extremo luxo da Hyundai.
GEELY
Outra marca que já esteve no Brasil e que agora, com a incursão de BYD e GWM, pensa no seu retorno é a Chinesa Geely. Uma empresa reconhecida no mundo como uma das que mais investe em inovações tecnológicas e científicas, a Geely iniciou em 2008 uma grande aquisição de marcas. A Sueca Volvo (marca fundada em 1915 e que estava com o domínio da Ford) e a Inglesa Lotus (fundada em 1948 e que à época fazia parte do Grupo da GM), foram duas das marcas adquiridas. A Volvo inclusive, é uma das marcas que mais investe em eletrificação, segurança e modernidade de seus veículos. A startup Terrafugia (americana), também faz parte do Geely Holding Group. Ela é uma empresa de desenvolvimento de veículos voadores.
MAHINDRA
Essa é uma marca de história interessante e pouco conhecida. Você sabia que a Mahindra obteve autorização em 1940 para continuar fabricando o lendário Jeep Willys? Pois é, e o fabrica até hoje. O valente Jeep 4×4 com motor a diesel. Outra curiosidade é que ela não é mais famosa por fabricar veículos robustos e até certo ponto estranhos, mas sim por seus robustos, fáceis de operar e econômicos tratores. Modelos que vão de 25 a 110 cv. Nessa ela é maior que a John Deere. No Brasil, a marca Indiana, está investindo em nova unidade para fabricação de tratores, em Araricá (RS) e pretende investir R$100 milhões de reais em cinco anos. O Grupo Mahindra & Mahindra (foram dois irmãos os fundadores) ainda é composto pela SsangYong e o famoso estúdio Pinifarina.
Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais @motorecia_ . Você também pode enviar sugestões de novos assuntos a serem abordados na coluna Motor e Cia. Até mais.
Curta diariamente MotoreCia_, nas redes socias.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: Motorecia