VERSÃO FLIP
sábado, 16 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 16 de agosto, 2025
Contexto

Avanços no ciclismo de Anápolis prometem estimular modalidade

de Samih Zakzak
25 de fevereiro de 2022
em Esportes
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
foto do ciclismo de trilha em Anápolis, com dois ciclistas andando em estrada de chão

André de Jesus e Rodrigo Luiz analisaram diversas trilhas no entorno de Anápolis

Mapeamento das trilhas de Anápolis e assessoria própria para os ciclistas são alguns dos avanços para o esporte

A pandemia veio e mudou hábitos, costumes e rotinas da população de todo o globo terrestre. Dentro do âmbito dos esportes e das atividades físicas, as mudanças também foram sentidas, com modalidades de contato perdendo prioridade para outras mais ‘isoladas’. Como é o caso do ciclismo, que, em algumas cidades do passou, viu sua prática quadruplicar, com Anápolis não sendo muito diferente.

Observando tal demanda, a Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, por meio da Diretoria de Esporte, se movimentou para fomentar o cenário. A perspectiva para 2022 é que a modalidade cresça ainda mais, mas com mecanismos utilitários que possam tornar a prática segura e aberta para quem mais se interessar, principalmente no recorte das trilhas.

Mapeamento

A primeira etapa para o ‘upgrade’ do ciclismo em Anápolis vieram das pedaladas de André de Jesus e Rodrigo Luiz, analistas da modalidade dentro da Diretoria. Ambos buscaram catalogar algumas das várias trilhas presentes dentro e no entorno da cidade. Um trabalho completo, que contou com marcações de relevos, fotos e totalidade do percurso, além de particularidades de cada rota. Foram 16 rotas mapeadas, totalizando 600km ao todo.

“Enquanto várias atividades diminuíram, o ciclismo cresceu muito. E nós notamos que isso era uma demanda na cidade. Anápolis é privilegiada nesse quesito por ter uma zona rural bem próxima da cidade, então a modalidade aqui teve um crescimento muito grande”, cita André de Jesus.

Federação pode fortalecer palanque de Lula em Goiás

As trilhas serão divididas em cinco pontos de saída, simbolizando as cores dos Anéis Olímpicos, que serão parques tradicionais da cidade, como o Parque da Cidade. De lá, o ciclista poderá se guiar para uma das rotas que partem do local. Detalhe: o mapeamento também levou em conta os níveis de dificuldades dos trajetos, favorecendo quem pedala a mais tempo, ou quem tem pouca prática no esporte.

Próximas etapas

Dentro do projeto, a próxima etapa consiste em um trabalho casado com a Comunicação municipal. Já que, a ideia inicial é da inserção de totens interativos nos parques que serão pontos iniciais das trilhas. “Dentro do parque, achado o totem e lido o QR code disponibilizado, será direcionado para o trajeto dentro do aplicativo”, explica Rodrigo Luiz. Outro fruto da junção de áreas será a marcação visual das rotas, delimitando sentido e melhorando a orientação do ciclista.

“Também irá fomentar o turismo. Você, turista, chegou aqui em Anápolis e trouxe uma bicicleta para não parar no pedal. Aí você vai ter que procurar uma pessoa ou um grupo para saber sobre as trilhas. Caso não tenha ninguém, ficará vendido. Mas, com os totens e as trilhas já mapeadas, ele terá o trajeto detalhado e todas as particularidades daquela rota”, cita Simone Pereira, gerente de atividades esportivas da Prefeitura.

Posteriormente, pensando no longo prazo, a última e decisiva etapa seria tornar o cenário das trilhas mais profissional. O intuito da Diretoria de Esportes é trazer campeonatos da modalidade para Anápolis, abrindo espaço para mais desportos além dos já tradicionais, como o próprio futebol.

“Eu Pedalo”

Além da otimização das trilhas e objetivos futuros, o ciclismo está sendo fomentado de outras maneiras. O projeto “Eu Pedalo – Consultoria de Bike”, também oriundo da Secretaria Municipal, veio para formar mais amantes da bicicleta em Anápolis.

Assessoria de ciclismo busca incentivar público amante de bicicletas

A assessoria vai oferecer planilha de treinamento de acordo com o objetivo de cada ciclista; avaliação física e passeios em grupo; acompanhamento online e presencial; utilização correta do equipamento; e ajustes básicos de posicionamento na bicicleta. No entanto, com as inscrições abertas já foi possível entender a demanda da área. As vagas disponibilizadas foram abocanhadas pelos anapolinos em poucas horas. Mas, não se preocupe, pois novas turmas serão abertas, com o objetivo de fortalecer o ciclismo dentro de Anápolis.

Para quem quer melhorar a qualidade de vida e praticar ciclismo com ajuda de profissionais especializados, a Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura inicia o projeto “Eu Pedalo – Consultoria de Bike”, para atender iniciantes e profissionais na modalidade. O atendimento acontecerá no Ginásio Newton de Faria a partir de 7 de março.

Rótulos: anápolisassessoriaBicicletaBikeCiclismoesporteEu pedalomapeamentopedalartrilhas

Mais Artigos

Anápolis Futebol Clube

Galo terá dois jogos fora de casa e a primeira parada é em Recife-PE

de Claudius Brito
14 de agosto de 2025
0

O desafio é grande, mas o Anápolis Futebol Clube está preparado e motivado para os dois compromissos que tem fora...

Imagem: Arquivo/Divulgação/Prefeitura de Anápolis

Inscrições abertas para os 52º Jogos da Primavera em Anápolis

de Anna Rhaissa
13 de agosto de 2025
0

Os Jogos da Primavera chegam a mais uma edição em Anápolis, mantendo o título de uma das competições estudantis mais...

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Anápolis

14º Circuito Anapolino: inscrições para a 5ª etapa começam nesta quinta-feira (14)

de Anna Rhaissa
11 de agosto de 2025
0

As inscrições para a 5ª etapa do 14º Circuito Anapolino de Corrida de Rua – Etapa Jaiara – terão início...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui