VERSÃO FLIP
terça-feira, 18 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 18 de novembro, 2025
Contexto

Boa Prosa – 856

de Nilton Pereira
24 de junho de 2022
em Boa Prosa
Reading Time: 6 mins read
0 0
A A
0

Água de graça

Sonho de consumo de grande da população, a gratuidade no serviço de distribuição de água potável é real em algumas localidades no Brasil. Por exemplo, desde que a cidade foi fundada, em 1961, os moradores de Itapororoca, na Paraíba,  não pagam o valor da taxa correspondente ao uso de água. Dentre os poucos municípios da Paraíba cujo sistema de distribuição de água é gratuito, Itapororoca é a única tem uma nascente que funciona como reservatório próprio. Durante as secas mais severas ela, jamais, secou. Porém, o manancial foi pensado, inicialmente, para atender às necessidades de mil famílias. Hoje, Itapororoca ultrapassa o total de cinco mil residências, só na área urbana, e, não tem mais capacidade hídrica de satisfazer a todos os moradores. Segundo a prefeitura, a água que abastece a cidade é atualmente considerada insatisfatória, mas, não imprópria.

O que ocorre na região é uma anomalia hidrogeológica pela grande absorção de água existente naquela área. É desse potencial hídrico que se capta a maior parte da água que abastece a cidade e beneficia a mais de 10 mil pessoas. Também, abastece as piscinas do balneário da nascença, que existe na região, e serve para a irrigação de pequenas lavouras no entorno da nascente, diz o estudo. O abastecimento em Itapororoca é feito pela força da gravidade, sem necessitar de motores ou bombas.

O sobrenatural e o jabuti

Durante a sessão ordinária da segunda-feira, 20, na Câmara Municipal, foram registrados diversos calorosos pronunciamentos, com os ânimos se exaltando em algumas situações. Um dos focos foi a insatisfação de alguns pares, dentre eles, Lucimar Silva, Dominguinhos do Cedro (PV) e, até o Presidente Leandro Ribeiro (PP) e outros, com o vereador Policial Federal Suender (PRTB). Houve réplicas e tréplicas.

Foi quando o vereador João Feitosa (PP) conhecido por seu temperamento mais explosivo, pediu a palavra e chamou todos à conciliação. Feitosa evocou, até, o sobrenatural, ao desejar que o “poder divino” se instalasse no recinto e que a situação voltasse ao controle da serenidade. Pelo sim, pelo não, a sessão prosseguiu sem maiores alterações. 

Na mesma sessão, o vereador João da Luz (União Brasil), ao criticar o projeto de alcance nacional, que permite a inclusão da casa de moradia (mesmo que seja única) como bem penhorável em cobranças judiciais, disse que o projeto é aparentemente bom, mas que, tem um ‘jabuti” inserido.  O parlamentar, na ocasião, não explicou o que seria este “jabuti” e, a bem da verdade, nem lhe foi perguntado. Ficou a dúvida, então…

Vendas para os americanos

Os “gringos” voltaram com tudo na parceria comercial com o Brasil. Depois de uma recuperação histórica de sua economia (caiu 3,4 por cento em 2020, mas, cresceu 5,7 por cento em 2021), os americanos estão com muitos dólares para comprarem, principalmente, alimentos e minérios, dos brasileiros. De janeiro a abril de 2022, a Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério da Economia, registrou um aumento de 32,2% das vendas de produtos brasileiros para os Estados Unidos. O país foi o segundo mercado a registrar maior volume de vendas brasileiras nos primeiros meses do ano, ficando atrás, apenas, da Argentina, que teve crescimento de 47,8% nas compras do mercado nacional. Mas, ainda, há um longo caminho pela frente.  Embora os EUA sejam o 2º principal destino das exportações do Brasil (11% do total), o Brasil detém apenas 1,1% do mercado americano, posicionando-se como 18º principal fornecedor.

Chamada geral

Quem viver, verá. Não há como fugir da realidade. Em dez anos, segundo pesquisas especializadas, trabalhador que não tiver conhecimento tecnológico vai estar fora do mercado. Até antes disso. Um estudo recente do LinkedIn mapeou as oportunidades que mais cresceram no Brasil nos últimos cinco anos. Nele, foi apontado que a área de tecnologia teve o maior destaque e deve expandir, ainda mais, em 2022. O relatório apontou que cerca de 15 das 25 vagas mais demandadas na rede são do setor de tecnologia. Mesmo com o mercado aquecido, o Brasil, ainda, sofre com a falta de profissionais qualificados. Segundo dados da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, existem 50 mil vagas abertas no setor, e a expectativa é de que até 2024 esse número chegue a 400 mil. E, ainda, tem gente a pensar se faz, ou não, um curso tecnológico. Vai saber.

Crise? Aonde?

Os preços de ingressos para jogos do Campeonato Brasileiro Série A variam de 20 a 500 reais, dependendo do jogo, e dos times disputantes. Um ingresso para os shows dos famosos cantores sertanejos varia de 20 a 1.400 reais, também, a depender do artista e do local escolhido para se assistir ao espetáculo. Mesmo assim, os chamados “clássicos” do futebol superlotam os estádios. Da mesma forma, as “arenas” onde são realizados os shows sertanejos se entopem de gente. Para este ano, muitos desses shows programados estão com as vendas esgotada. E, o que dizer do Rock In Rio, então? Os fãs não se importam de gastar o que têm e o que não têm para verem seus astros. São bilhões de reais torrados em poucas horas de espetáculo. E, claro, não é só gente rica e abastada que vai a esses eventos. Muitos das classes média; média/alta; média/baixa e baixa, também, se misturam às multidões. Mesmo que se endividem e se coloquem em dificuldades. Ficam as perguntas: E a crise econômica? E o desemprego? E os compromissos?

Direto ao ponto

Um silêncio inquietante começou a ser observado desde que se anunciou a cessão (por comodato) do Centro de Convenções de Anápolis para o domínio da Prefeitura. O que se espera é que não seja alguma interferência partida de setores do Governo Estadual, conforme teria sido especulado recentemente. Seria uma decepção para os anapolinos.

A história se repete. Começaram a pipocar ações esporádicas de candidatos a cargos eletivos oriundos de outras regiões em Anápolis. Gente que nunca pisou por aqui, de repente, tem seu nome ligado a competições esportivas (campeonatos de futebol, principalmente) como forma de fazer o proselitismo para angariar a simpatia dos eleitores.

O ramo de comércio de combustíveis não deve ser tão ruim assim. Basta dar umas voltas pela Cidade e ver a quantidade de novos postos de abastecimento que foram instalados e um grande número em instalação. Em que pese as fortes críticas sobre os preços dos combustíveis que não param de subir e a incerteza que ronda a economia nacional. 

Despropósito

Dia desses, uma grande emissora de TV publicou reportagem sobre casas de recuperação e abrigos mantidos por entidades religiosas (evangélicas e católicas) pelo Brasil afora. A matéria sugeria que tais estabelecimentos constrangem os internos, discrimina-os e submete-os a vexames por ela (a emissora) considerados inaceitáveis. Falou-se de torturas, de homofobia e outros sofrimentos.

Há de se perguntar: Se, por acaso, esses estabelecimentos forem fechados, ou, interditados, quem se responsabilizará pelo cuidado com seus internos? O Governo? As famílias? A própria emissora que mostrou a reportagem? Nem dá para imaginar milhares e milhares de pacientes drogativos, alcoólatras e com outros vícios, a circularem, livremente, pelas ruas das cidades brasileiras. Ah, a emissora não ouviu nenhuma das “vítimas”.

Mais Artigos

Boa Prosa – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
16 de novembro de 2025
0

Beira-lago Embora, ainda, seja uma espécie de unanimidade, o Rio Araguaia já não é mais a única atração turística em...

Boa Prosa – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
9 de novembro de 2025
0

Vovô Aderbal Aos 79 anos completados esta semana, Aderbal Lana é o técnico mais idoso do futebol brasileiro (provavelmente do...

Boa Prosa – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
26 de outubro de 2025
0

Cartório inteligente e moderno Marcos Rafael Martin O tabelião Marcos Rafael Martin, do tabelionato e registro civil de Anápolis, participou...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Trevo do Recanto do Sol tem intervenções para mitigar gargalos e reduzir acidentes. Foto: Paulo de Tarso.

    Os desafios do trânsito de uma cidade que não para de crescer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Trator passa por cima de Harley estacionada em acostamento; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça reconhece união estável entre três homens em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Novo caça Gripen será enviado à Base Aérea de Anápolis. Veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Encontrando paz no cotidiano – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui