Demografia em ascensão
Anápolis vive forte expansão demográfico/econômica e se torna um dos destinos mais procurados por famílias e investidores no Centro-Oeste. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário, Sinduscon-Anápolis, a cidade recebeu, aproximadamente, 17 mil novos moradores entre 2023 e 2025, com uma Taxa Geométrica de Crescimento Anual de 1,47%, um acréscimo médio de 5.833 pessoas por ano.
O número vai ao encontro do levantamento do Censo Demográfico 2022: Fecundidade e Migração, divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que colocou Goiás como o segundo estado que mais recebeu migrantes no País.
O Município foi um dos principais motores deste movimento, a terceira maior cidade goiana, cuja população está entre as 10 que mais cresceram em Goiás: de 19,18% de 2010 para 2022, tendo passado de 334.623 para 398.817 habitantes.
Pirenópolis: Cerrado em foco

Como parte das comemorações do Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, a Universidade Estadual de Goiás-UEG, por meio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, realiza, entre os dias 3 e 5, o II Festival do Cerrado, na Unidade Universitária de Pirenópolis.
Com o tema “Águas, Culturas e Saberes do Cerrado”, o evento conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, resultado da participação e aprovação da UEG no edital de Fomento do Programa de Apoio a Eventos no País de 2025, voltado ao financiamento de eventos de grande relevância nacional.
O festival receberá palestrantes e conferencistas de diferentes instituições do Brasil: UFMG; Unesp; UFMT; UFT; UnB, dentre outras, pesquisadores com experiência em abordagens interdisciplinares e disciplinares sobre o Cerrado.
Água garantida

Conforme avaliações da própria SANEAGO, o “estoque” de água em Anápolis, atualmente, é satisfatório e não desperta maiores preocupações. Os reservatórios estão em níveis aceitáveis e os mananciais (ribeirões Capivari, Anicuns e Piancó) têm vertido água em volume suficiente para se garantir o fornecimento.
Mas, é bom lembrar que o auge da seca, ainda, não chegou à região e importa economizar água o máximo possível. Todavia, a tranquilidade quanto à oferta de água tratada somente será alcançada quando da entrega do sistema de ampliação, obra em execução na Estação de Tratamento de Água do Jardim das Américas.
“Bolsa família” japonesa
Nos últimos anos, o número de estrangeiros que vivem no Japão ultrapassou os três milhões, impulsionado por políticas migratórias que atraem mão de obra para setores como construção civil, enfermagem e agricultura. Os brasileiros, que começaram a chegar em massa nos anos 90, hoje, representam cerca de 5,6% da população estrangeira no “País do Sol Nascente”.
Muitos se aproximam da aposentadoria, mas, grande parte nunca contribuiu para o sistema previdenciário local, o que os deixa fora da rede oficial de proteção social. O acordo previdenciário entre Brasil e Japão, em vigor desde 2010, permite a soma do tempo de contribuição nos dois países. Mas, muitos trabalhadores brasileiros não ingressaram em nenhum dos sistemas, por falta de informação ou orientação.
Uma das redes de apoio às populações em situação de risco social é a NPO Smile Arigato, uma organização que desde 2022 atua como banco de alimentos e atende, sobretudo, estrangeiros na região metropolitana de Tóquio. Todos os sábados, voluntários distribuem alimentos e produtos de higiene para idosos e mães solteiras em situação de vulnerabilidade. São cerca de 450 famílias atendidas por mês, 70% delas brasileiras.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.