Macacos em fúria
A mais recente vítima dos macacos que vivem na reserva florestal do Central Park Onofre Quinan foi um homem de 55 anos, atacado por um desses animais na tarde do último domingo. Ele havia acabado de estacionar o carro e retirava compras, quando foi surpreendido pelo macaco, que mordeu seu calcanhar e rapidamente se afastou. O ataque causou sangramento imediato, o que exigiu socorro urgente. O morador foi encaminhado ao Hospital Municipal “Alfredo Abrahão”, onde recebeu atendimento, inclusive vacina antirrábica.
Bolas nas redes
Futebol não é coisa (só) para homens. As mulheres têm dado o que falar nos gramados por todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Só para se ter uma ideia, o sábado, 20 de setembro, entrou para a história do futebol feminino do Bahia Esporte. Em jogo no Centro de Treinamento “Evaristo de Macedo”, a equipe aplicou uma goleada histórica por 28 a 0 sobre o Botafogo de Salvador, pelo Campeonato Baiano Feminino. Este foi o maior placar já registrado por uma equipe do clube em uma competição oficial. O Bahia detém, ainda, a melhor campanha geral da competição até o momento. As chamadas “Mulheres de Aço” já garantiram vaga na próxima fase.
E, para não ficar atrás, o Cruzeiro Esporte Clube estreou no Campeonato Mineiro Feminino com uma goleada sobre o Araguari por 21 a 0. A partida foi disputada na Arena “Gregorão”, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O primeiro tempo virou com um placar elástico de 10 a zero. E, mais 11 gols vieram na segunda etapa. Pelo jeito, as “meninas da bola” têm muito a ensinar aos homens. Ou não?
Mas não foram as maiores goleadas desta modalidade. Em 2019, o Flamengo fez 56 x 0 no Greminho, pelo Campeonato Carioca Feminino. Em 2022, novamente o Flamengo fez 34 x 0 no Rio-São Paulo, também, pelo Campeonato Carioca Feminino e, em 2013, o Vitória das Tabocas marcou 34 x 0 no time da Polícia Militar, pelo Campeonato Pernambucano Feminino.
Laranjais ameaçados
A crise no setor citrícola brasileiro ganhou contornos ainda mais graves com o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre o suco de laranja importado do Brasil. Metade do suco consumido pelos americanos é procedente do Brasil. A medida já produz efeitos devastadores no campo e agrava a crise dos produtores de laranja: queda acentuada dos preços, paralisação nas fábricas e toneladas de frutas que se perdem nos pés ou apodrecem nas carrocerias de caminhões.
A taxação americana pode representar um golpe fatal para uma cadeia que responde por bilhões em exportações e milhares de empregos no Brasil. Deixar a fruta apodrecer no pé já é uma realidade em algumas regiões.
Isso sinaliza que as decisões de política internacional têm consequências diretas e devastadoras no campo brasileiro.
Até quando?
No sábado passado, um cão pitbull escapou de uma residência e atacou três pessoas no Jardim dos Ipês, em Anápolis. O caso mobilizou a Polícia Militar e equipes de socorro. As vítimas foram duas adolescentes, de 15 e 16 anos, e uma jovem de 23 anos. Todas sofreram ferimentos e foram encaminhadas ao Hospital “Alfredo Abraão”, onde receberam medicação e ficaram em observação.
Aplicativos
O Banco Central informou que o número de trabalhadores por aplicativos apresentou crescimento em 170% e passou de 770 mil para 2,1 milhões desde 2015. De acordo com o Relatório de Política Monetária, o avanço foi impulsionado pelo surgimento de novas tecnologias e pelo baixo custo de entrada nesse tipo de atividade. Só que a população ocupada no País cresceu, apenas, 10%.
O Banco diz que o aumento expressivo no número de trabalhadores por aplicativo é resultado dos avanços do uso de novas tecnologias e que a participação desses trabalhadores, no entanto, ainda, é pequena em comparação com o universo total do mercado de trabalho, pois representa 2,1% da população ocupada e 1,2% da população em idade de trabalhar.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.