Cartório inteligente e moderno

O tabelião Marcos Rafael Martin, do tabelionato e registro civil de Anápolis, participou na última quarta-feira, 22, da 7ª Mostra da Review, Cases e Insights da Revista Brasileira de IA e Direito, realizada na Universidade de Brasília. Com o tema “Os cartórios não são mais como eram antigamente. São melhores!”, ele apresentou avanços tecnológicos.
Durante o Seminário de Inteligência Artificial e Direito, Martin destacou como a IA tem transformado a rotina cartorária, tornando os serviços mais ágeis, seguros e acessíveis. A modernização inclui automação de processos, integração de dados e maior transparência, alinhando os cartórios às exigências do Judiciário contemporâneo.
O evento reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes para debater a Resolução 615/2025 do CNJ, que trata da aplicação da IA no Judiciário. A iniciativa busca consolidar uma rede de pesquisa iberoamericana e fomentar estudos éticos e normativos sobre o uso da tecnologia no Direito.
Menopausa X Suicídio

As alterações hormonais durante a menopausa podem levar a pensamentos suicidas – uma crise que os serviços de saúde não têm reconhecido ou abordado de forma adequada. A ligação devastadora foi revelada em uma pesquisa recente no Reino Unido. A turbulência hormonal da menopausa não ocorre isoladamente. Na meia-idade, as mulheres muitas das vezes precisam conciliar responsabilidades de cuidados, pressões profissionais e demandas domésticas. Essas pressões se somam às mudanças biológicas por que elas passam e criam uma intensa mistura de tensão física e emocional.
Hoje, é largamente reconhecido que as mulheres perdem empregos, relacionamentos e, em alguns casos, sua capacidade de tomar decisões, devido aos sintomas da menopausa. Mudanças de humor, ansiedade, confusão mental, ondas de calor e sentimentos de profunda tristeza podem ser debilitantes. Mas, para muitas delas, esses sintomas são desconsiderados ou mal interpretados. Há sinais de mudança.
Em 2021, um relatório independente do governo da Inglaterra fez dez recomendações para apoiar as mulheres na menopausa no local de trabalho e fora dele. E, em novembro de 2024, as diretrizes clínicas foram atualizadas para se recomendar apoio psicológico a mulheres em menopausa precoce.
Encolhimento japonês
No ano passado (2024), um excedente de quase um milhão de mortes em relação ao número de nascimentos fez o Japão ter o maior declínio populacional desde o início da série histórica, em 1968. O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, descreveu a crise demográfica de seu país, com o envelhecimento da população e as baixas taxas de natalidade, como uma “emergência silenciosa”. Ele, também, prometeu políticas favoráveis às famílias, como creches gratuitas e horários de trabalho mais flexíveis. No entanto, os esforços para reverter-se o declínio nas taxas de natalidade entre as mulheres japonesas tiveram pouco impacto até o momento.
Avenida Brasil

Tida como a maior obra da engenharia viária urbana da história de Anápolis, a Avenida Brasil, também, a mais extensa do Município, entrou para uma grande polêmica, desde que se aventou a possibilidade, atribuída ao Prefeito Márcio Corrêa, de extinguirem-se as linhas específicas do trajeto para o transporte coletivo e viatura oficiais e criarem-se alternativas para o tráfego de outros veículos. Há correntes favoráveis e contrárias à ideia, que, diga-se de passagem, ainda, não ganhou contornos oficiais. Trata-se de uma discussão que promete ir longe, tendo em vista complexidade do tema.
(Im) Previdência Social

Muita gente que navega com maior frequência pela internet tem se deparado com o aumento de campanhas (vakinhas) para bancarem tratamentos médicos/hospitalares de pessoas em todo o Brasil. Na maioria da vezes, as famílias apelam para a caridade pública, sob a alegação de que o SUS não cobre alguns procedimentos como cirurgias de média e alta complexidades, aquisição de medicamentos de alto custo, etc. Outras vezes, por conta da demora no atendimento.
É nessas horas que o brasileiro fica a indagar: “Para onde vai tanto dinheiro descontado pela Previdência Social?”. E, mais: Para que serve o Sistema Único de Saúde, se as pessoas precisam mendigar ajuda para não verem seus entes queridos morrerem à míngua? Cadê, então, o Congresso Nacional, os tribunais superiores, os superministros que se acham acima do bem e do mal, que não atentam para este estado de coisas? Lamentável…
Ovos goianos
Nos últimos 10 anos, a produção de ovos em Goiás cresceu 65,7% e saltou de 152,3 milhões de dúzias em 2015 para 252,2 milhões de dúzias produzidas em 2024. O Valor Bruto de Produção avançou 49,2% em comparação a 2020. Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a estimativa é de que, em 2025, alcance R$1,6 bilhão. O município de Inhumas é o maior produtor e Cristalina, o que mais cresceu na avicultura de postura em 2024 em comparação ao ano anterior. No mercado externo, Goiás exportou 902,9 toneladas de ovos férteis em 2024, um total de quatro milhões e meio de dólares, a quarta posição no ranking nacional das exportações.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




