Vovô Aderbal
Aos 79 anos completados esta semana, Aderbal Lana é o técnico mais idoso do futebol brasileiro (provavelmente do mundo) em atividade. Ele voltou a treinar o Amazonas após ficar 20 anos em outras funções, como auxiliar e supervisor. Velho conhecido do futebol goiano, ele trabalhou nos dois times de Anápolis: Associação Atlética Anapolina e Anápolis Futebol Clube, em diversas oportunidades. Aliás, o último trabalho como treinado foi na Rubra, em 2005.

Lenda no futebol amazonense, Aderbal Lana tem 11 títulos estaduais e é o maior treinador do Estado. Ele, ainda, foi tricampeão da Copa Norte com o São Raimundo. Na região, Aderbal Lana, também, tem passagens por Nacional; Rio Negro; Fast; Penarol; Sul América; Princesa e Manaus. Ele, também, trabalhou no Goiás, Vila Nova, Fortaleza e Al-Raed, dos Emirados Árabes.
Petróleo na Amazônia

No curso da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima) em Belém, o Ibama acaba de conceder a licença para que a Petrobras explore petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, região rica em biodiversidade marinha e que abriga um massivo sistema recifal de relevante importância ecológica para o Oceano Atlântico e comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais que dependem da Amazônia costeira para sobreviver. Em outras palavras, o Governo Brasileiro mexeu num vespeiro, na hora errada.
Instituições ambientalista como o Greenpeace declararam verdadeira guerra contra a medida. “O Brasil se veste de verde no palco internacional, mas se mancha de óleo na própria casa. Enquanto o mundo se volta para a Amazônia em busca de soluções para a crise climática, vemos o Ibama conceder licença para que a Petrobras abra um poço de petróleo em pleno coração do planeta”, afirma a coordenadora da frente de Oceanos do Greenpeace Brasil, Mariana Andrade. Os protesto se multiplicam…
Semáforo branco

Pode ser que, em breve, os semáforos terão uma quarta cor. A branca. Até agora, os faróis seguiam um esquema de três cores: vermelho para parar, âmbar para cautela e verde para fluxo. A cor branca, proposta por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), seria um sinal para carros autônomos e indicaria que eles estão no controle do trânsito no cruzamento.
Graças a um sistema de comunicação entre veículos e semáforos, quando há um número suficiente de carros inteligentes presentes, a luz branca acende. Os carros autônomos, então, coordenam seus movimentos para suavizar o fluxo do trânsito, e outros motoristas humanos, simplesmente, seguem seu exemplo. Vai saber…
Cadê o reservatório?
O deputado estadual Amilton Filho (MDB) esteve ao lado do prefeito Márcio Corrêa (PL) e da presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante), em uma reunião estratégica com o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski. O encontro teve como foco principal cobrar da companhia avanços urgentes na qualidade da água fornecida à cidade e na agilidade das operações de manutenção de vias.
“Fizemos a cobrança enfática pela implantação de um novo reservatório que garantirá a estabilidade no fornecimento de água para Anápolis nos próximos 20, 30 anos”, destacou Amilton. A Saneago reafirmou o compromisso com o município, iniciando um diálogo construtivo neste novo ciclo de gestão. A reunião foi no dia 10 de janeiro, portanto, há 10 meses. E, até agora…
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




