Beira-lago

Embora, ainda, seja uma espécie de unanimidade, o Rio Araguaia já não é mais a única atração turística em termos de esportes náuticos, acampamentos e pescarias. Hoje, ele divide esta preferência com, pelo menos, dois grandes lagos em Goiás: Serra da Mesa, que abrange municípios como Minaçu; Campinaçu; Colinas do Sul; Niquelândia; Campinorte; Uruaçu; São Luiz do Norte e Barro Alto. E, o Lago Corumbá IV, que é margeado pelos municípios de Abadiânia; Silvânia; Luziânia; Santo Antônio do Descoberto e outras comunidades. Nos dois lagos observa-se, atualmente, uma grande corrida imobiliária, com a venda de terrenos, chalés, condomínios e outras habitações para veraneio, férias e, até, moradias permanentes. Os preços são variados e vão desde simples acomodações, até mansões de alto valor.
Avaliação parlamentar
A cidade matogrossense de Barra do Garças acaba de celebrar 77 anos de emancipação política. Fundada em 1948, ela é o maior polo comercial do Vale do Araguaia e referência regional em diversos setores. Durante a data simbólica, foi proposta uma reflexão importante: entre os 15 vereadores barra-garcenses da atual legislatura, sobre qual deles cumpre, realmente, o que prometeu em campanha.
Muito além de favores pontuais como concessão de passagens, pedidos de exames, troca de lâmpadas ou indicações políticas, destacou-se que o papel do vereador ou vereadora deve ser voltado ao interesse coletivo. Fica a dica para, quem sabe, um dia, faça-se pesquisa semelhante em Anápolis.
Proálcool cinquentão
Completou meio século, este mês, a criação do Proálcool, programa que revolucionou o setor de combustíveis automotivos, durante uma crise de abastecimento de petróleo que abalou todo o mundo. Assinado em 14 de novembro de 1975 pelo general Ernesto Geisel, o quarto presidente da ditadura militar, o decreto que lançou o Proálcool previu volumosas verbas públicas para instituições de pesquisa tecnológica, cultivadores de cana-de-açúcar e usinas produtoras de álcool.
Os trabalhos foram coordenados por diversos ministérios, como o da Agricultura, o da Indústria e Comércio e o de Minas e Energia. O programa foi exitoso e resultou numa tecnologia 100% brasileira, uma das mais importantes da história do País. Uma vez criado, o motor a álcool foi rapidamente adotado pela indústria de automóveis. A história mostra que um Ford Corcel, dirigido pelo senador alagoano Teotônio Vilela, tendo como carona o, também, senador Arnon de Mello, ambos da extinta ARENA, rodou, pela primeira vez, em Maceió a 80 quilômetros por hora, sem qualquer alteração, alimentado por álcool, hoje etanol.
Questões aeroviárias

Cristiano Borges
Uma visita técnica foi feita ao projeto Antares, em Aparecida de Goiânia. Participaram o prefeito da cidade, Leandro Vilela, o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Joel de Sant’Anna Braga, além de prefeitos da região metropolitana, deputados, vereadores e empresários de destaque, como Júnior Friboi (Grupo JBS) e José Garrote (São Salvador Alimentos). O Antares está sendo preparado para receber aviões do porte de um Boeing 737-800 ou Airbus 320, o que o torna um projeto de relevância nacional, com potencial para se tornar um aeroporto internacional no futuro. Sobre o Aeroporto de Cargas de Anápolis, “nada a declarar”.
Vagas no IFG

O Instituto Federal de Goiás abriu as inscrições para seu Vestibular Enem 2026/1. São ofertadas para o primeiro semestre letivo de 2026 um total de 1.056 vagas, em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia, nos 14 câmpus da Instituição. Para o câmpus Anápolis as vagas são para Bacharelado em Ciência da Computação Matutino, 12 vagas, 8 semestres; Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade Matutino, 12 vagas, 10 semestres; Licenciatura em Ciências Sociais Noturno, 12 vagas, 8 semestres; Licenciatura em Química Noturno, 12 vagas, 8 semestres; Tecnologia em Logística Noturno, 12 vagas, 6 semestres.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




