Nuances políticas

Conforme bem disse Nicolau Maquiavel (1469/1527), “Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã”. Nada mais acertado do que esta frase que atravessou séculos e séculos para continuar tão atual como agora. Ao aproximar-se mais um ano eleitoral (Presidente senadores, governadores, deputados federais e deputados estaduais), os políticos já se movimentam em busca de melhores espaços, de situações mais confortáveis para a meta comum de todos: ganhar eleições.
Pouco importa se isso vá jogar, na lata de lixo, as amizades, os conchavos, os favores, as parcerias, as “juras de amor político eterno”. Nada disso tem valor quando o assunto é a corrida aos votos. Agora mesmo, o desenho dessa situação é visto em todo o Brasil e, em Goiás, não será diferente. Algumas arranhaduras já começam a ser expostas e, por certo. no passar do Ano Novo, muita coisa vai mudar. A fidelidade de muitos vai virar farinha, ou, se preferirem, vai derreter. Tudo em nome da corrida eleitoral.
Segurança bancária

Já está em funcionamento uma ferramenta em que a pessoa pode fazer o bloqueio para que nenhum banco abra novas contas em seu nome. Isso pode ser feito no site do Banco Central. O mecanismo é chamado de BC ‘Protege+’. Para fazer o bloqueio, é preciso: acessar o site do BC; Entrar no ‘Meu BC’; Colocar o login e a senha do gov.br; Ativar o BC Protege. A restrição para a abertura de contas será comunicada de maneira automática pelo Banco Central a todas as instituições financeiras. O mecanismo foi criado para impedir fraudes relacionadas à abertura de contas com o uso de documentos falsos. O objetivo é atacar o golpe na origem, antes que a conta fraudulenta exista e, assim, reduzir o prejuízo para o consumidor e o risco para o próprio sistema financeiro.
Ainda eles…
De volta ao assunto… Os cães ferozes continuam a ferir e matar pessoas, principalmente as de seu convívio. Esta coluna, mesmo, já noticiou um sem número de vezes em que pessoas, principalmente idosos foram vítimas dessas feras criadas em ambientes domésticos. O último caso foi da ex-dançarina do Programa do Chacrinha (Rede Globo) Neulizete de Souza Ferraz, conhecida como Lia Hollywood, de 66 anos, que morava na Região dos Lagos, litoral do Rio de Janeiro, que morreu no último final de semana, após ficar por alguns dias, internada, depois que sofreu o ataque de um cachorro da raça Pitbull que pertencia a seu próprio filho. Este foi, apenas, mais um caso. Outros ocorreram anteriormente e vão continuar, caso medidas não sejam tomadas. Por certo, o animal não tem culpa, pois ele é irracional. Mas, alguns exemplares são treinados para ataques, para matar, mesmo. E, quando ataca, o cão não tem discernimento de quem seja, ou, não ligado a ele. Os resultados são, quase sempre, trágicos.
UEG em destaque

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás divulgou os vencedores do Prêmio de Trabalhos de Conclusão de Curso 2025 – “Professor Enio Nery Oliveira”. O curso da UEG obteve destaque na premiação e conquistou o primeiro, e o terceiro lugares além de uma menção honrosa. O prêmio, de abrangência estadual, tem como objetivo incentivar a excelência acadêmica e reconhecer o trabalho de novos profissionais, além de reforçar a relação entre formação universitária e exercício profissional. Este é o segundo ano consecutivo em que a UEG conquista o primeiro lugar, novamente com trabalho orientado pela professora Maíra Teixeira Pereira.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




