Goiás na China
A China, segunda maior economia mundial e considerada a “fábrica do mundo”, abriga a Canton Fair, maior feira multissetorial do planeta. Com mais de 1,4 bilhão de habitantes e forte capacidade industrial, o país é estratégico para empresas que buscam ampliar mercados e diversificar fornecedores. Nesse contexto, o Centro Internacional de Negócios da FIEG, em parceria com o China Trade Center e apoio do Sebrae Goiás, lançou a 139ª edição da feira, prevista para 2026, reunindo empresários goianos interessados em estreitar relações comerciais.
UEG ambiental

O curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Goiás promoveu o seminário Valoração Econômica dos Parques Urbanos de Anápolis, aberto ao público na Unidade Universitária CSEH. A atividade integrou o trabalho final da disciplina Valoração Econômica do Meio Ambiente, orientada pela professora Adriana Pereira de Sousa. Os estudantes apresentaram análises sobre o valor econômico dos serviços ambientais oferecidos pelos parques urbanos locais. A iniciativa buscou ampliar o debate acadêmico e científico sobre instrumentos de avaliação aplicados às áreas verdes urbanas.
Segurança eletrônica

Foi anunciada a criação de um novo Centro de Monitoramento e Controle em Anápolis, ampliando o Observatório Municipal de Segurança Pública. O projeto prevê aumento do número de câmeras e uso de inteligência artificial para reforçar o monitoramento de prédios e equipamentos públicos. Atualmente, 350 câmeras estão distribuídas em pontos estratégicos. O Distrito Agroindustrial também contará com videomonitoramento e sede do Comando Regional da Polícia Militar, incluindo núcleo de inteligência e central de vigilância. Ainda não há previsão para início e conclusão das obras.
Futebol

O maior clássico do futebol do interior de Goiás estará de volta no ano que vem. Anápolis e Anapolina estão inseridos nos grupos B e C, do Campeonato Goiano de 2026, respectivamente. Mas, só vão se enfrentar no dia oito de fevereiro. De volta após alguns anos da Série B, a Rubra chega como campeã da 2ª divisão de 2025 e busca surpreender neste retorno à elite estadual. Para a próxima temporada, a estreia da Xata acontece como mandante, no dia 11 de janeiro, contra o Inhumas.
Já o Anápolis se movimenta de olho na temporada 2026. Confirmado na Série C do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Centro-Oeste e Campeonato Goiano, o Galo da Comarca anunciou o retorno do técnico Luiz Carlos Winck. Após garantir a permanência na terceira divisão nacional, mas sem avançar à segunda fase, o Tricolor concentra suas atenções em 2026. A estreia oficial está prevista, também, para o dia 11 de janeiro, contra o Atlético Goianiense, com a rodada inicial do Campeonato Goiano.
Cartilhas Inclusivas

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Goiás lançou três novas cartilhas com foco na promoção da acessibilidade e inclusão social. A iniciativa fortalece o compromisso com a formação cidadã e a democratização de informações sobre direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Nova sede

O Tribunal de Justiça de Goiás anunciou a inauguração da nova sede da Comarca de Anápolis. A previsão do evento é para o próximo dia 15. De acordo com a juíza Francielly Faria, Diretora do Fórum de Anápolis, a nova unidade, no Parque Brasília, irá abrigar as varas de Família, da Infância e Juventude e, também, da Fazenda Pública Municipal.
Resíduos Urbanos
Mesmo com o funcionamento dos ecopontos e gratuidade para depósito de baixa tonelagem no Aterro Sanitário, o acúmulo de resíduos sólidos (lixo urbano) e de sobras de material de construção é cada vez maior em Anápolis. A prática, antes vista com maior frequência nos setores afastados, agora, é comum nas áreas mais centrais da Cidade.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




