Pioneirismo
Anápolis tem sido uma cidade pioneira em diferentes aspectos. São muitos os relatos de acontecimentos e episódios que marcaram e marcam a trajetória do povo anapolino. Dentre essas vertentes, há destaques para a economia, a política, a educação e a ciência. E, um desses fatos perdeu-se ao longo das décadas, mas, foi resgatado recentemente, com o encontro de uma publicação de quase 36 anos. Ela se referia ao primeiro transplante de rins realizado no Hospital Evangélico Goiano, pelos médicos Fernando Almeida, Elder Antônio Gonçalves, Willian Dangoni e Sérgio Mota. E, foi o filho de Sérgio Mota, o, também, urologista e nefrologista Sérgio Mota Filho, que se encarregou de exibir a notícia impressa na época.
Crise dos pequenos
No ano passado, foram registrados 2.273 pedidos de recuperações judiciais, conforme dados do Indicador de Falência e Recuperação Judicial da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse foi o mais alto índice contabilizado desde o início da série histórica e representa um aumento de 61,8% em relação a 2023. Na visão por porte, o levantamento mostrou que o cenário foi ainda mais agravante para as “Micro e Pequenas empresas”, que puxaram a alta das solicitações e registraram 1.676 requerimentos, um aumento de 78,4% em relação a 2023. Em 2024, as empresas no Brasil apresentaram 949 pedidos de falência no Brasil, indicando uma queda de 3,5% na variação anual do indicador.
Celular na escola
Desde que foi sancionada a Lei 15.100/2025, que limita o uso de celulares na educação básica – incluindo pré-escola, ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas do país – estudantes, pais, professores e gestores estão em dúvidas sobre como a nova lei vai funcionar na prática. Até o momento, o Ministério da Educação não publicou novas diretrizes. A falta de normatização acaba por confundir todo mundo. Por exemplo, quem vai fiscalizar se o aluno porta, ou, não o telefone? É permitido, que a mochila ou a pasta do aluno seja vistoriada? E, em caso do porte, o aparelho pode ser confiscado por quem? Estas e outras dúvidas precisam de esclarecimentos.
Perigo nas rodovias
Acidentes que envolvem moradores de bairros que margeiam as rodovias na região de Anápolis têm se repetido de forma preocupante, inclusive, com perdas de vidas. É que alguns acessos irregulares (gatos) foram abertos para encurtarem-se distâncias. Todavia, essas entradas, sem um cálculo de engenharia viária são verdadeiras armadilhas, principalmente para motociclistas. Muitos deles têm perdido a vida e/ou sofrido graves ferimentos, devido à imprudência que se verifica. Preocupante…
Feirões cobertos
A volta dos programas esportivos destinados aos moradores dos bairros onde funcionam os centros de comercialização e lazer (feirões cobertos), como ocorria nos anos 80 e 90, deve ser proposta para a partir de agora, por vereadores ligados ao esporte amador. Naquela época, a Prefeitura mantinha escolinhas de várias modalidades esportivas, principalmente futsal, para o entretenimento saudável de crianças e adolescentes, que não tinham acesso a clubes e ginásios. Seria uma forma de se aproveitar, mais, o espaço público que funcionam, praticamente, um dia na semana. Muitos passaram a servir de garagens gratuitas para particulares.