Em período em que o país está se preparando para iniciar a vacinação contra a varíola dos macacos, a doença segue acumulando casos. Em Goiás, ao todo, já são 345 casos confirmados da monkeypox, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No relatório, também consta a quantidade de adoecidos em Anápolis, com 12 confirmações.
O primeiro caso na cidade foi confirmado no dia 16 de agosto, pouco menos de um mês atrás. No dia 6 de setembro, Anápolis constava com seis registros confirmados da doença, número este que dobrou em apenas uma semana.
Acidente com césio 137 em Goiás completa 35 anos
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), os pacientes que apresentam sintomas são colocados em isolamento familiar à espera do resultado que pode ou não confirmar a doença. A pasta ainda informou que, desde julho, os fluxos em unidades hospitalares e de urgência e emergência têm sido monitorados de perto.
Transmissão
A transmissão da varíola dos macacos ocorre através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)