O Brasil alcançou metade de sua população (50%) com o 1º ciclo vacinal completo contra a Covid-19. O número representa pouco mais de 106 milhões de pessoas vacinadas com duas doses ou dose única até a última terça, dia 19. Já os habitantes imunizados com ao menos uma equivalem a 73,7% do país, ou 157 milhões de pessoas. Os dados são da plataforma coronavirusbra1, que compila registros das secretarias estaduais de Saúde.
Homem é preso com sete pés de maconha no bairro Anápolis City
Entre os estados do país, São Paulo é quem apresenta o ritmo mais avançado de vacinação, com 82,5% da população já vacinada, ao menos, com a primeira dose. Roraima é o oposto, com apenas 53,3%. Já Goiás segue próximo da média nacional, com 70,8% dos goianos tendo começado a imunização, com 42,2% tendo completado o esquema vacinal.
Dose de reforço
Instaurada para, a princípio, reforçar a imunização de idosos e profissionais de saúde, a dose de reforço foi aplicada em 5.136.099 habitantes, cerca de 2,4% da população. Ela é aplicada preferencialmente com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina usada no 1º ciclo de imunização.
Para o 1º ciclo vacinal completo, as vacinas administradas no Brasil com duas doses são a CoronaVac, o imunizante da AstraZeneca e o da Pfizer. Também está em uso a vacina da Janssen, que requer só uma dose.