O Ministério da Saúde informou que está acompanhando de perto o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado recentemente na China. O vírus tem causado diversas infecções respiratórias no país, principalmente em crianças.
“Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu nenhum alerta internacional. Porém, a vigilância epidemiológica brasileira mantém comunicação constante com autoridades sanitárias da OMS e de outros países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes”, destacou a pasta.
Segundo o ministério, dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China indicam que a intensidade das infecções respiratórias nas últimas semanas foi inferior ao mesmo período do ano passado. Contudo, houve aumento de casos de infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano, rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, principalmente nas regiões do norte da China.
Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo, o Ministério da Saúde reforça a importância de manter as medidas preventivas contra infecções respiratórias.
Vacinação e medidas preventivas
A pasta também incentivou a vacinação contra covid-19 e gripe, especialmente entre os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. As vacinas disponíveis continuam eficazes na prevenção de formas graves das doenças, reduzindo hospitalizações e óbitos.
Além disso, recomenda-se o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais, como uma forma de minimizar a transmissão de diferentes vírus respiratórios, incluindo o HMPV.
Sobre o HMPV
O HMPV é um vírus respiratório que afeta as vias respiratórias superiores e inferiores. Identificado pela primeira vez no Brasil em 2004, ele é monitorado regularmente pelo Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep). Normalmente associado a casos leves, ele pode, ocasionalmente, evoluir para quadros graves que exigem internação hospitalar.
A vigilância do HMPV é realizada por meio de núcleos hospitalares de epidemiologia em serviços de saúde, que acompanham a circulação de diferentes patógenos respiratórios no Brasil.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Ministério Público contesta absolvição de PMs em triplo homicídio em Anápolis