Um levantamento realizado pela empresa de cibersegurança holandesa, Surfshark, mensurou o preço da internet em 117 países do mundo. Dentro do ranking, o Brasil ocupa a 81ª colocação, mais perto das últimas posições do que das primeiras. Para efeito comparativo, o país possui uma rede banda larga seis vezes mais cara que a dos Estados Unidos.
Dois homens serão indenizados por abuso de autoridade policial
Os EUA, por exemplo, ocupam o 7° lugar na mesma lista. Um brasileiro que recebe um salário mínimo deve trabalhar, em média, 6h40 para contratar o plano de internet mais barato do país. Enquanto um norte-americano, nas mesmas condições, trabalha apenas 57 minutos para conquistar o mesmo serviço.
O primeiro lugar do ranking é ocupado pela Armênia, onde as pessoas precisam trabalhar apenas 18 minutos para conseguir contratar um plano de internet.
Internet móvel e conexão
Já no ranking de internet móvel o Brasil fica em 71° lugar, um pouco melhor, mas ainda muito distante do que é possível se considerar aceitável e justo com a população brasileira, ficando abaixo da média global.
Para comparar o valor final, a Surfshark também analisa a qualidade da conexão, levando em consideração a segurança e infraestrutura do serviço. Neste caso, o Brasil está em 53° lugar na lista geral, ao isolar apenas a América do Sul, o país se encontra na quarta colocação, ficando atrás do Chile, Uruguai e Argentina.
Em outras categorias, como qualidade de conexão, o Brasil está em 33° lugar. No ranking de segurança, o país está em 78°, enquanto em infraestrutura ocupa a 62ª posição.